Segunda, 25 de setembro de 201725/9/2017
86 9-9444-4488
Parcialmente nublado
26º
28º
36º
Teresina - PI
dólar R$ 3,12
euro R$ 3,73
EMPRESAS DIVERSAS  ATUALIZADO EM 03/08/2017 - SUPERIOR
GERAL
Prefeitura de São Gonçalo do Piauí adere as atividades do Setembro Amarelo; veja imagens
As ações do Setembro Amarelo estão sendo promovidas pelas secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social.
Redação
Postada em 12/09/2017 às 16h17 - atualizada em 15/09/2017 às 01h14
Prefeitura de São Gonçalo do Piauí adere as atividades do Setembro Amarelo; veja imagens

Setembro Amarelo em São Gonçalo do Piauí (Imagem: Valdomiro Gomes/CANAL 121)

As secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social de São Gonçalo do Piauí, com o apoio da prefeitura municipal, promoveram na tarde dessa segunda-feira (11) o evento que integra a programação do "Setembro Amarelo". As ações visam à prevenção do suicídio, com o objetivo de alertar a população a respeito do problema. O ato, que contou com faixas, música, apresentações e palestras, celebrou o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, cuja data oficial é 10 de setembro. Os profissionais abordaram a promoção à saúde, alertando os usuários sobre a realidade do suicídio município, no Piauí, no Brasil e no mundo, assim como suas formas de prevenção..



Primeiramente foram promovidas palestras com profissionais sobre o tema. O evento foi realizado na Praça Alfredo Nunes, no centro da cidade, e contou com a presença de secretária de Saúde, Lia Ribeiro, secretária de Assistência Social, Lindinalva Ribeiro, secretária de Educação, professora Leidinha, médicos, psicólogo, professores, agentes de saúde, profissionais autônomos e sociedade civil.


É um número preocupante. “Estamos diante de um problema de saúde pública e precisamos falar mais sobre o assunto para obter mais informações e, assim, encontrar meios para prevenir novos casos”, observa Catarine Gonçalves, psicóloga do Centro de Assistência Social do município.


O médico do PSF do município, Dr. Pedro, participou com uma palestra e disse que “Acredito que seja importante chamar atenção para o tema. Se cada um puder dedicar um pouco do seu tempo para acolher quem está perto, muitas vezes precisando de ajuda, o mundo certamente vai ficar muito melhor", ensina.


Também engajada na caminhada, a professora Leidinha, avalia que, diante dos momentos de sofrimento por que os seres humanos passam todos já pensaram, ao menos uma vez, em desistir da vida. "A diferença é que alguns acabam colocando este pensamento em prática. Precisamos estar atentos para diferenciar uma situação da outra".


Após as palestras, os participantes saíram em caminhada pela Avenida Marechal Castelo Branco com carro de som, cartazes e panfletos, sempre buscando alertar a população sobre a prevenção do suicídio, encerrando na praça de Eventos, onde foi servido um lanche para os participantes.



SERVIÇO


Os profissionais do CRAS, da secretaria de Saúde e das escolas do município de São Gonçalo do Piauí, estão disponíveis para atender toda e qualquer demanda, os órgãos municipais funcionam de segunda a segunda-feira, das 7h às 17h.




O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

© Copyright 2017 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium