Segunda, 10 de dezembro de 201810/12/2018
86 9.9458-5206
Chuva
22º
22º
30º
Teresina - PI
Erro ao processar!
DIVERSAS EMPRESAS 728X 90 OUTUBRO
Blog do Mário Paiva
Blog do Mário Paiva

Blog do Mário Paiva.

CIDADES
São Pedro do Piauí inicia atividades alusivas ao 18 de Maio
A ação de prevenção e combate ao abuso e exploração sexual infantil foi promovida pelo CREAS e Conselho Tutelar
Mário Paiva
Postada em 16/05/2018 às 11h52 - atualizada em 16/05/2018 às 12h14
São Pedro do Piauí inicia atividades alusivas ao 18 de Maio

Prefeito Junior Bill fez a abertura do evento

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em parceria com o Conselho Tutelar do município de São Pedro do Piauí, iniciou hoje (16/05), as atividades alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, o conhecido, 18 de Maio.


Neste ano, o CREAS mudou a metodologia, buscando atingir a outro público alvo, os pais/responsáveis pelas crianças e adolescentes, em especial, usuários de projetos e programas sociais, como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Mirim Cidadão. A primeira ação foi uma série de palestras ministradas pela equipe técnica do CREAS,  formada pela psicóloga Mieslane de moraes Abreu, assistente social Flávia Graziely Torres do Nascimento e a advogada Jaiane  de Moura Lopes, que discorreram sobre sinais de abusos, meios para prevenção e o que preconiza a lei a respeito de tais violações.


O prefeito Junior Bill, que fez a abertura do evento, destacou a importância dessa ação e da prevenção contínua ao abuso sexual infantil. “Nós temos o dever de proteger nossas crianças e adolescentes, pois essa é uma realidade que, infelizmente, ainda persiste em nossos dias. Então é nosso papel desenvolver essas ações, com o intuito de esclarecer a sociedade, e assim, evitar que esse tipo de situação aconteça com nossas crianças.” Ressaltou o gestor.


 


A psicóloga Mieslane explica que as famílias são fundamentais para o combate e prevenção ao abuso e exploração sexual infantil, e que estes precisam aprender como fazê-lo e como lidar com essas circunstâncias. “Nós percebemos, uma certa negligência dos pais em relação aos filhos, e ainda a falta de cuidados, por exemplo, com essa nova realidade da acessibilidade à internet e as redes sociais, justamente por não saberem lidar com essas questões.” Explica.


A psicóloga fala ainda da dificuldade que os pais têm em tratar de questões sexuais com os filhos, e o aumento da procura destes ao CREAS a fim de buscar apoio. “Nós temos tido um certo aumento da demanda de atendimento com esse problema de “nudes”, de encontros marcados pela internet, e isso passa a ser uma preocupação maior, portanto, resolvemos neste ano focar nos pais, a fim de dar-lhes uma orientação mais específica.” Finaliza.


Outras ações relacionadas à campanha serão a extensão de faixas informativas sobre o assunto em pontos estratégicos da cidade, além de panfletagem com material informativo sobre o que é a violência sexual, como identificar, prevenir e denunciar. Além disso o CREAS se colocou a disposição das escolas para que sejam feitas atividades específicas com o público das mesmas.


A campanha iniciou com a aprovação da lei Federal 9.970/2000, portanto há 18 anos, após movimentos em defesa da criança e do adolescente, que eclodiram após o sequestro, espancamento, entorpecimento com drogas, e estupro coletivo e brutal, que culminou com a morte de uma menina capixaba, cujos agressores jamais foram punidos.


O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

Mário Paiva
Mário Paiva

Blog do Mário Paiva.

São Pedro do Piauí - PI
(86) 99931-8503
www.canal121.com.br/mario-paiva

Publicidade

Publicidade

diversas 1
Facebook

Publicidade

Publicidade

nem motos segunda posição

Publicidade

Publicidade

DIVERSAS

Publicidade

ATACADÃO AB E F. NOVA VIDA

Publicidade

Enquete

Nenhuma enquete cadastrada.

Publicidade

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium