Sábado, 18 de agosto de 201818/8/2018
86 9.9458-5206
Parcialmente nublado
22º
23º
36º
Teresina - PI
Erro ao processar!
EMPRESAS DIVERSA POSIÇÃO 1 - AGOSTO 2018
Prata do Piauí
Prata do Piauí

Notícias de Prata do Piauí

CIDADES
Prata do Piauí | Creche Proinfância Consuelo Melo realiza projeto Recreio com Prazer
Creche Proinfancia Consuelo Melo.
Zedequias
Postada em 17/05/2018 às 15h59 - atualizada em 17/05/2018 às 16h38
Prata do Piauí | Creche Proinfância Consuelo Melo realiza projeto Recreio com Prazer

 PROJETO RECREIO COM PRAZER     


Título do Projeto: Recreio com prazer Duração: Ano letivo de 2018


 Público Alvo: Alunos da Educação Infantil


 Responsáveis pelo Projeto: Equipe gestora da Creche Proinfância Consuelo Melo


 1 - INTRODUÇÃO


A brincadeira faz parte da vida da criança e incluir o jogo e a brincadeira na escola tem como pressuposto o duplo aspecto de servir ao desenvolvimento da criança, enquanto indivíduo, e à construção do conhecimento, processos estes fortemente interligados.


Brincar favorece a autoestima da criança e a interação de seus pares, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas. Por meio de jogos a criança aprende a agir, tem sua curiosidade estimulada e exercita sua autonomia.


Brincadeira e jogos são ferramentas e parceiros silenciosos que desafiam a criança possibilitando as descobertas e a compreensão de que o mundo está cheio de possibilidades e oportunidades para a expansão da vida com alegria, emoção, prazer e vivência grupal.


Brincar e jogar são fontes de lazer, mas são, simultaneamente, fontes de conhecimento, esta dupla natureza nos leva a considerar o brincar parte integrante da atividade educativa. 


2 – JUSTIFICATIVA


Ao pesquisar o sentido da palavra “recreio”, podemos constatar que ela deriva de recrear, significando divertimento, prazer. “Recrear” vem do latim recreare indica a possibilidade de proporcionar recreio, de divertir, causar alegria, prazer ou brincar.


No entanto, em nossas escolas existe a preocupação com a maneira como nossos alunos têm ocupado o seu tempo de recreio. Pensando em diminuir os conflitos, os pequenos acidentes eventualmente ocorridos, e possibilitar aos alunos outras vivências corporais que não as usualmente praticadas, elaborou-se então, o projeto Recreio com Prazer com diversas atividades para realizar durante o intervalo. A ideia surgiu a partir da necessidade de organizar as brincadeiras e entreter as crianças com o intuito de tomar o espaço-tempo (no decorrer do recreio) ordenado por meio de jogos e brincadeiras, contando com a participação e organização da coordenação, monitores, demais funcionários envolvidos e alunos. Além disso, há o resgate de brincadeiras culturais e folclóricas, como: amarelinha, pular corda, danças, dama, , cantigas de roda, bambolê, entre outras.


Entendemos, também, que o recreio é um momento de aprendizagem, onde novas significações estão sendo constantemente construídas e que por isso é um momento singular da cultura escolar devendo ser valorizado e qualificado. Desse modo, os alunos têm a oportunidade de desenvolver o conceito do “cuidar do espaço do recreio”; abordando o respeito tanto com o espaço físico da escola, como com os colegas e professores e ainda com os materiais disponibilizados para as atividades recreativas.


O projeto vem ao encontro da ansiedade e das necessidades da escola. O sério compromisso dos coordenadores e monitores tem papel importante na interação dos alunos e as atividades e brincadeiras planejadas, pressupõem serem bem aceitas pelos estudantes, devido a isso passará a existir maior harmonia e respeito entre os colegas, pois as energias antes desperdiçadas em brigas e correrias passarão a ser direcionadas para os jogos e as brincadeiras que farão parte do recreio. 


3 - OBJETIVOS


3.1 - OBJETIVOS GERAIS


 Inserir o lúdico (Brincar / Jogar) para que haja momento de satisfação e interação entre os educandos na hora do recreio proporcionando aos alunos a convivência com brincadeiras organizadas, através de um sistema de monitoria e orientação para a realização de atividades durante o recreio.


3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS


 Estimular o potencial lúdico das crianças através do desenvolvimento de atividades com brincadeiras;


  Oferecer inúmeras dinâmicas que possibilitem brincar de forma criativa e prazerosa;


  Promover a sociabilidade através de jogos e brincadeiras, possibilitando que os participantes procurem soluções para os conflitos interpessoais durante as atividades;


  Valorizar o jogo como metodologia inovadora para melhorar aproveitamento dos participantes em atividades de animação e integração promovendo a solidariedade e a paz;


 Desenvolver juntamente com os funcionários momentos de recreio dirigido a partir dos brinquedos e brincadeiras desenvolvidas pelas crianças.


 4 - DESENVOLVIMENTO


As atividades acontecerão todos os dias da semana durante os 20 minutos de intervalo (recreio), dirigidas pelos coordenadores, monitores e demais funcionários que estarão de hora atividade nesse dia da semana. Os mesmo irão interagir com os alunos realizando as atividades lúdicas que atuarão na psicomotora, auxiliando assim o desenvolvimento intelectual.


Serão desenvolvidas pequenas oficinas em sala de aula para a confecção de brinquedos (usando material reciclável, (sucatas)). Colaborando assim com o meio ambiente.


As atividades são resultado de um planejamento prévio, elaborado pela equipe gestora, orientação pedagógica e professores.


Os materiais e brinquedos selecionados deverão ser confeccionados nas aulas de Arte, ministradas pelas professoras regentes, cumprindo as horas aulas do programa e Plano de Curso de Arte e nos HPCs nas sextas – feiras juntos com os demais professores, monitores, gestores e apoio administrativo.


Segue abaixo algumas sugestões de brinquedos que podem ser confeccionados a partir de sucatas:


 











Jogo das argolas;


 Corrida de saco;


  Pula-pula com corda;


Saltando a corda;


Circuito;


Jogo de futebol;


Boca do palhaço;


Corrida com pneus;


Bola no cesto;


Tapete do som;


Tapete das pegadas;


Brincadeira da centopeia;


 



Dança com comando;


Vivo e morto;


Macaco disse;


Corrida com obstáculo;


Boliche;


Tapete com forma geométrica


Pega varetas;


Quebra-cabeças;


Bambolês;


Cubos de encaixe


Boliche das letras, números e cores com garrafa pet;



Boliche das Latas;


Jogo das argolas;


Torre de latas


Três cones em um dos cantos


Jogo Do Bambolê Com Argolas;


Escravos de Jó com Bambolês;


Tapete das cores;


Coelhinho Sai da Toca;


Corrida das cores


 


 



 


CONCLUSÃO


A realização deste projeto nos fez entender que a recreação, o ato de brincar e jogar provoca nos alunos sentimento de emoção, de alegria, de competência, além de desenvolver a autoestima. E com isso torno o ambiente harmonioso, além de desenvolver relações de amizade entre os alunos e entre outros monitores. Partindo dos objetivos propostos neste projeto pretende-se observar o desenvolvimento dos educandos quanto à execução das tarefas, participação, interesse, socialização, responsabilidade e comprometimento com o bom andamento do recreio. Os professores responsáveis pela monitoria e orientação das atividades recreativas farão sempre que possível uma atualização no cronograma para diversificação das atividades em desenvolvimento.


AVALIAÇÃO


A avaliação será continua levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento com as atividades realizadas durante o período do projeto. 


O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

Zedequias
Zedequias

Blogueiro de Prata do Piauí

Prata do Piauí - PI
(86) 9.9851-2959
www.canal121.com.br/blog-prata-do-piaui

Publicidade

Publicidade

diversas 1
Facebook

Publicidade

Publicidade

nem motos segunda posição

Publicidade

Publicidade

DIVERSAS

Publicidade

Publicidade

Enquete

Nenhuma enquete cadastrada.

Publicidade

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium