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Horários das refeições: Saiba como organizar seus horários
Muita gente come na hora que tem tempo. Mas os horários das refeições são muito importantes. Não apenas para ter um estilo de vida saudável e se sentir bem, mas principalmente para quem quer emagrecer.
Jessica Kelly
Postada em 09/06/2018 às 00h49 - atualizada em 10/06/2018 às 00h04
Horários das refeições: Saiba como organizar seus horários

Então se você quer emagrecer, vai à academia todos os dias, mas come de qualquer jeito e só na hora que tem tempo. Então esse artigo é para você. Aprenda sobre a importância dos horários corretos para as refeições, e algumas dicas de como fazer esses horários funcionarem.


Por que organizar os horários das refeições


No geral, o maior benefício é que esse tipo alimentação em horários corretos é que ajuda no emagrecimento. Abaixo você entende de forma mais detalhada os benefícios. Mas vale lembrar que é legal procurar um nutricionista para te guiar de forma personalizada.


Aumenta a atividade termogênica da dieta: O aumento da atividade termogênica que é causada pela alimentação fracionada significa que são gastas mais calorias na digestão.


Acelera o metabolismo: O organismo também trabalha com mais eficácia, afinal ele sabe o momento que o alimento vem e por isso sabe quando metabolizar os nutrientes e não estimula a síntese de gordura.


Otimiza a digestão: O corpo sabe os horários que vai comer após se acostumar. Então ele otimiza a digestão, pois não tem aquela incerteza sobre os horários das refeições.


Diminui a fome: Comer em horários pré-definidos faz a sua fome diminuir. Principalmente se você come com intervalos de 3 horas, pois a glicemia permanece estável. Quando se come em intervalos maiores a pessoa sente mais fome na tentativa de suprir come mais do que o necessário.


Melhores horários para as refeições


O café da manhã deve ser ingerido entre as 7h e 8h da manha.  Após entre 8h e 10h de uma boa noite de sono. Claro que pode ser ingerido mais cedo se você precisar levantar mais cedo para trabalhar, por exemplo.


O melhor horário para o almoço é entre 12h30 e 13h30. É uma refeição muito importante. Não deve ser pulada, algo que muita gente que quer emagrecer faz, e erra feio ao fazer isso.


A janta deve acontecer pelo menos duas ou três horas antes de você ir dormir. Entre 19h e 20h é um bom horário, mas quanto antes melhor. Se você acabar jantando muitas horas antes de dormir pode fazer um lanche leve pelo menos uma hora antes de ir pra cama.


Os lanches devem acontecer 3h após o café da manhã. E novamente 3h após o almoço. Esses horários te ajudam a comer menos e de forma mais equilibrado.


Quantidade e qualidade


Além de investir nos horários das refeições de forma correta, é legal aprender a comer bem e na quantidade certa. Muita gente conta calorias, mas isso pode gerar distúrbios alimentares e não é indicado.


Você deve perceber com o tempo o quanto é suficiente para você. Obviamente que uma moça de 50 quilos que leva uma vida saudável, mas não faz musculação vai precisar comer menos do que alguém que pratica musculação, é muito maior e se exercita com o objetivo de aumentar a musculatura.


Procurar um nutricionista para adequar sua alimentação ao seu estilo de vida é o ideal. Mas para quem não pode é fácil descobrir que evitar frituras, gorduras e açúcares é o ideal. Quanto mais legumes e verduras na alimentação melhor.


O café da manhã deve ser a alimentação mais rica do dia, quanto mais diversificada melhor. Se alimente bem. Os lanches podem ser uma fruta ou salada de frutas, um muffin, um sanduíche light.


O almoço deve ser moderado e a janta deve ser a refeição mais leve do dia. Isso por que como as pessoas são menos ativas a noite, mais gorduras o corpo pode armazenar nesse horário.


Dicas:


Leve marmita: Essa dica serve não apenas para o almoço, mas para os seus lanches também. Levar marmita ajuda você a conseguir comer mesmo que esteja trabalhando, diminui o seu tempo gasto e ainda te ajuda a evitar comer besteiras pela rua.


Não estamos encorajando que você não tire um tempo para descansar na hora do almoço. Mas é muito importante que você coma nos horários e infelizmente algumas pessoas não tem tempo para parar e comer com muito mais calma.


Tente levar sua marmita e tirar pelo menos 20 minutos para comer com calma. Se você precisa digitar enquanto come, então tente mastigar e engolir com calma. Nada de comer as pressas. Tirar um tempinho para caminhar, nem que seja dentro da empresa também é importante.


Deixe comida pronta e congelada:Preparar e congelar a comida da semana pode ser o ideal para quem tem pouco tempo. Muitas vezes a pessoa chega cansada do trabalho e não quer preparar o jantar, por isso acaba pedindo pizza ou outras refeições gordurosas.


Preparar a refeição e congelar em marmitas pode ser o ideal para evitar esse comportamento. Além de ser menos cansativo para quem tem muitos afazeres no dia a dia.


 

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