domingo, 23 de setembro de 201823/9/2018
86 9.9458-5206
Parcialmente nublado
23º
28º
37º
Teresina - PI
Erro ao processar!
EMPRESAS DIVERSA POSIÇÃO 1 - AGOSTO 2018
Cinema e Tecnologia
Cinema e Tecnologia

Rafael Gomes

TECNOLOGIA
Golpe no WhatsApp faz 30 mil vítimas prometendo passagens aéreas de graça
O Laboratório de Pesquisa da ESET denunciou o mesmo esquema em novembro do ano passado.
Rafael Gomes
Postada em 10/07/2018 às 19h35
Golpe no WhatsApp faz 30 mil vítimas prometendo passagens aéreas de graça

WhatsApp (Imagem: Divulgação/Olhar Digital)

Mais um dia, mais um golpe circulando pelo WhatsApp. A empresa de segurança eletrônica PSafe revelou nesta semana que mais de 30 mil pessoas foram vítimas de um esquema de phishing que voltou a circular prometendo passagens aéreas de graça.


O golpe, em si, não chega a ser novidade. O Laboratório de Pesquisa da ESET denunciou o mesmo esquema em novembro do ano passado. Na época, ele também fez muitas vítimas pelo Facebook. Desta vez, os ataques estão concentrados no WhatsApp.


Tudo começa quando o usuário recebe uma mensagem indicando que a companhia aérea Gol está "dando passagens grátis", seguida de um link. Ao tocar nele, o usuário é redirecionado para uma página falsa que usa o logo da Gol para parecer legítima.


A vítima é induzida a responder questões de uma suposta pesquisa de satisfação, como "Você já viajou esse ano?" e "Você está satisfeito com os serviços da Gol?". Ao final do questionário, o usuário é incentivado a compartilhar o golpe com mais 30 contatos.



Naturalmente, a promoção de duas passagens aéreas gratuitas não existe. Em alguns casos, o golpe termina quando o usuário é levado a instalar extensões ou aplicativos maliciosos no PC ou no celular, que podem roubar informações sigilosas.


A recomendação é a de que você sempre desconfie de promoções generosas demais que chegam pelo WhatsApp, mesmo que venham de contatos confiáveis. O aplicativo vem testando um recurso que promete alertar quando um link é suspeito, mas ele não substitui a atenção do usuário.


 

FONTE: Olhar Digital
O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários

500 caracteres restantes

  • COMENTAR
    • Prove que você não é um robô:

Rafael Gomes
Rafael Gomes

Rafael Gomes

Hugo Napoleão - PI
(86) 9.94804032
www.canal121.com.br/cinema-e-tecnologia

Publicidade

Publicidade

diversas 1
Facebook

Publicidade

Publicidade

nem motos segunda posição

Publicidade

Publicidade

DIVERSAS

Publicidade

Publicidade

Enquete

Nenhuma enquete cadastrada.

Publicidade

© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium