Sábado, 04 de Julho de 2020
86 9.9458-5206
Concursos Concurso

Por coronavírus, IBGE adia Censo Demográfico para 2021 e suspende concurso

Candidatos que já efetuaram pagamento de inscrição serão reembolsados conforme orientações a serem publicadas nos próximos dias.

18/03/2020 11h34 Atualizada há 4 meses
Por: Fábio Lopes

Em função das orientações do Ministério da Saúde relacionadas ao quadro de emergência de saúde pública causado pelo Coronavírus (COVID-19), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) decidiu adiar a realização do Censo Demográfico para 2021.

A decisão leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional. Só no Piauí, seriam contratados 2.621 recenseadores para visitar os mais de 3 milhões de domicílios do Estado.

Considera, do mesmo modo, a impossibilidade de realização, em tempo hábil, de toda a cadeia de treinamentos para a operação censitária, cuja primeira etapa se iniciaria em abril de 2020, de forma centralizada, e posteriormente replicada em polos regionais e locais até o mês de julho.

Para a realização da operação censitária em 2021, o IBGE estabeleceu formalmente com o Ministério da Saúde o compromisso de realocar o orçamento do Censo 2020 em prol das ações de enfrentamento ao coronavírus, mantidas por aquele Ministério. Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE.

De modo a contemplar a data de referência dos últimos Censos realizados no Brasil, o próximo Censo Demográfico terá como data de referência o dia 31 de julho de 2021, com coleta de dados prevista entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2021.

 Candidatos inscritos no seletivo serão ressarcidos

O processo seletivo para contratação de recenseadores e supervisores, que oportunizava mais de 3 mil vagas somente no Piauí, está suspenso. Candidatos que já efetuaram pagamento de inscrição serão reembolsados conforme orientações a serem publicadas nos próximos dias.

 Suspensão de pesquisas presenciais

Do mesmo modo, foram suspensas as coletas presenciais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD-C) e dos índices de preços do Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (IPCA, IPCA-15, IPCA-E e INPC) e, concomitantemente, no que concerne aos índices e preços do Sistema Nacional de Pesquisas de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI).

O IBGE segue estudando alternativas para a realização das pesquisas de modo que não envolvam visitas presenciais. Toda e qualquer opção ou possibilidade será antes testada e validada para assegurar os padrões de qualidade e excelência do corpo técnico do IBGE, buscando preservar a série histórica dos dados.

 Atendimento presencial está suspenso no IBGE

Também de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde para evitar a disseminação do Coronavírus (COVID-19), o atendimento presencial nas agências e demais unidades do IBGE está suspenso, por tempo indeterminado.

O atendimento ao público será feito somente via e-mail ([email protected]) ou telefone 86 2106-4172 / 86 2106-4173.

Fábio Lopes
Sobre Fábio Lopes
Blog do Fábio Lopes.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias