Sexta, 10 de Julho de 2020
86 9.9458-5206
Saúde Covid-19

Com aumento de casos da Covid-19, Conselho de Saúde intensifica ações no interior do Estado

A taxa de contaminação subiu de 1, 3 para 1,5, o que representa que de a cada 10 pessoas novas 15 podem ser contaminadas.

26/06/2020 13h37 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O Piauí ultrapassou a marca de 18 mil infectados pelo novo coronavírus, o que vem preocupando autoridades de saúde com o aumento do número de casos no Estado. Diante disso, o Conselho Estadual de Saúde do Piauí (CES-PI) está intensificando ações de fiscalização e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI´S), além de testes da Covid-19 em municípios do interior piauiense.

Através do Programa Busca Ativa, em auxílio à Secretaria do Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), o Conselho vem realizando a testagem de pessoas em vários municípios do Estado com maior exposição ao vírus, além de cumprir o seu papel de órgão fiscalizador em estabelecimentos de saúde. Em suas últimas ações, municípios como Angical do Piauí, Agricolândia, Hugo Napoleão, Regeneração, São Gonçalo do Piauí e São Pedro do Piauí receberam a visita do CES-PI e a entrega de kits de testagem.

O presidente do CES-PI, João Cabral, também membro do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública do Piauí (COE), informa a importância do programa no enfrentamento do novo coronavírus.

"O Busca Ativa tem o objetivo principal de monitorar através de testes as pessoas que tem maior exposição ao vírus, como os profissionais da saúde, feirantes e colaboradores de empresas. Nos casos em que algum membro da família testar positivo para a Covid-19, o ideal é que todos os familiares realizem a testagem. A ação visa promover nos territórios de desenvolvimento o rastreamento de pessoas contaminadas pela Covid-19, autorizando a contração por excepcional interesse público de pessoal, bem como demais pessoas em casos suspeitos de contaminação", explica.

Com os últimos dados disponibilizados pela SESAPI, Currais e Miguel Leão entraram na lista de municípios com os primeiros casos confirmados do novo coronavírus. Até o momento, são 199 cidades que possuem casos registrados, o que representa 88,84% do território piauiense.

A taxa de contaminação subiu de 1, 3 para 1,5, o que representa que de a cada 10 pessoas novas 15 podem ser contaminadas. João Cabral comenta ainda sobre a taxa de R0, que implica na taxa de transmissão. "Quando se fala desse aumento de transmissibilidade é algo muito preocupante e uma demonstração de que a pandemia está sem controle. O ideal é de que a cada 10 se transmitisse para nove, sete pessoas. Sempre que a taxa de transmissibilidade for maior que um falamos que é um crescimento exponencial, e quando se controla a doença, essa taxa tem que ser menor que um", conclui o presidente do CES-PI.

Fonte: Com informações da Ascom

Ele1 - Criar site de notícias