Segunda, 30 de Novembro de 2020
86 9.9458-5206
Geral Descaso

Idoso morre por falta de equipamento ao se engasgar com carne no Piauí

A ficha médica confirmou que o paciente ainda sofreu uma parada cardiorrespiratória.

28/10/2020 16h09 Atualizada há 1 mês
Por: Ruana Barbosa
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Um idoso de 80 anos, identificado como João Erasmo de Carvalho, faleceu na unidade Mista de Saúde da cidade de Conceição do Canindé, no extremo Sul do Piauí, após se engasgar com um pedaço de carne. O caso aconteceu na última segunda-feira (26). 

De acordo com a ficha médica do homem, o óbito foi constatado por volta das 20h25, com a piora do seu quadro clínico após o mesmo não ter sido intubado por falta dos equipamento necessários na unidade para o procedimento, em que o paciente iria precisar de suporte de oxigênio. A Secretaria Municipal de Saúde confirmou o caso e ainda não se posicionou até o momento. 

A ficha médica confirmou que o paciente ainda sofreu uma parada cardiorrespiratória. “No momento da admissão: desacordado, em apneia (sem respirar), cianose de extremidades (mãos e pés arroxeados). Pressão arterial inaudível, oxímetro não conseguiu aferir SPO2 e FC (saturação de oxigênio e frequência cardíaca). Paciente evoluiu com parada cardiorrespiratória, onde foi realizado o protocolo de RCP (ressuscitação cardiopulmonar) por 25 minutos. Não foi realizada intubação por falta de equipamento na unidade. Foram utilizadas 5 ampolas de adrenalina, porém as manobras de RCP evoluíram sem sucesso, sendo constatado o óbito às 20h25”, diz trecho da ficha. 

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (SESAPI), disse que a Unidade Básica de Saúde citada faz parte da Rede Municipal de Saúde de Conceição do Canindé, sendo de total responsabilidade do município a manutenção e compra de equipamentos. A Sesapi não tem participação na gestão da unidade.

Com informações do MN

Ele1 - Criar site de notícias