O Ministério Público Federal (MPF) no Piauí recomendou a suspensão dos eventos políticos em todo o estado para conter a disseminação do novo coronavírus. O ofício foi assinado nesta quarta-feira (28) pelo procurador regional eleitoral, Leonardo Carvalho Cavalcante de Oliveira.
A recomendação foi uma resposta da Procuradoria Regional Eleitoral ao parecer técnico encaminhado pela Diretoria da Unidade de Vigilância Sanitária Estadual (Divisa) sobre o protocolo específico do Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE), que estabelece orientações aos partidos políticos durante a campanha eleitoral.
Na cidade de Angical a situação se agravou nos últimos dias. Foram 10 novos casos de covid no município nos últimos dias, e um caso grave que se evoluiu para óbito, um produtor rural bastante conhecida na cidade.
Diante desta realidade, e atendendo a recomendação do Ministério Público Federal, a Prefeitura renovou decreto suspendendo eventos com aglomerações, a parti da data de hoje, 05 de novembro de 2020, se estendendo por mais 10 dias, até o sábado, dia 14, véspera da eleição.
O decreto anterior com as mesmas restrições foi publicado no último dia 26 de outubro.
A proibição inclui evento políticos, festivos públicos e privados. Segundo a prefeita Neta Santos nada é mais importante que salvar vidas e proteger a saúde das pessoas.
Ressalta-se que esta medida vem sendo tomada em diversas cidades do Estado, em alguns casos, inclusive pela Justiça Eleitoral.
VEJA O DECRETO NA ÍNTEGRA:
DECRETO Nº 042 DE 05 DE NOVEMBRO DE 2020.
Prorroga o Decreto Municipal nº 038/2020, de 26 de outubro de 2020 e dá outras providências.
A PREFEITA MUNICIPAL DE ANGICAL DO PIAUÍ, MARIA NETA DE SOUZA SANTOS NUNES, no uso das atribuições legais que lhes são conferidas e ...
CONSIDERANDO que nos últimos 10 (dez) dias, mesmo com a implementação das determinações impostas pelo Decreto Municipal nº 038/2020, de 26 de outubro de 2020, registrou-se, no âmbito do Município de Angical do Piauí, um aumento de 10 (dez) casos do COVID-19, com 01 (um) óbito;
CONSIDERANDO que esse aumento impõe a necessidade de continuidade e ampliação da política de combate e prevenção da pandemia do COVID-19;
DECRETA:
Art. 1º Fica prorrogado pelo prazo de 10 (dez) dias, a partir do dia 05 de novembro de 2020, o Decreto Municipal nº 038/2020, de 26 de outubro de 2020.
Art. 2º Este Decreto entrará em vigor a partir do dia 05 de novembro de 2020. Revogam-se as disposições em contrário. Angical do Piauí-PI, 05 de novembro de 2020.
Mín. 21° Máx. 34°