Sábado, 17 de Abril de 2021
86 9.9458-5206
Geral Funeral

Cortejo de Firmino Filho percorrerá todas as zonas de Teresina; veja

Após o cortejo, o corpo do ex-prefeito Firmino Filho será sepultado no Cemitério Recanto da Saudade.

07/04/2021 07h27 Atualizada há 1 semana
Por: Redação

A despedida do ex-prefeito Firmino Filho ocorrerá de uma forma bastante simbólica nesta quarta-feira (07). O cortejo do corpo do ex-prefeito percorrerá os principais pontos de Teresina. Firmino tinha 57 anos e foi encontrado morto na tarde desta quinta-feira (06), na frente de um edifício na zona leste da Capital, após cair do 14ª andar.

O corpo do ex-prefeito sairá por volta de 7h30 da Funerária Lotus, na Avenida Miguel Rosa e seguirá pelas avenidas Frei Serafim, Marechal Castelo Branco, praça do Poty Velho e Avenida Ministro Sérgio Mota, na Santa Maria da Codipi. Logo depois, o cortejo seguirá para a Prefeitura de Teresina, pela Rua Félix Pacheco.

Após sair da Prefeitura de Teresina, o cortejo seguirá para o bairro Saci, pela Avenida Luís Pires e depois irá para o bairro Dirceu, pela Avenida José Francisco de Almeida Neto. Por fim, o cortejo passará pela Avenida Zequinha Freire, na zona leste de Teresina.

O corpo do ex-prefeito Firmino Filho será sepultado no Cemitério Recanto da Saudade, na BR 343.

História de Firmino Filho

Firmino da Silveira Soares Filho nasceu em 16 de dezembro de 1963. Se formou em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e obteve título de mestrado na Universidade de Illinois. O ex-prefeito era funcionário concursado do TCU e professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A sua trajetória política começou em 1993, quando foi escolhido para ser o secretário de Finanças de Teresina, durante a gestão do ex-prefeito Wall Ferraz. O espaço fez com que Firmino ganhasse visibilidade para a disputa das eleições municipais de 1996, quando Firmino venceu Alberto Silva no 2º turno.

Segundo mandato

Em 2000, o gestor foi para sua reeleição, indo para seu 2º mandato como prefeito da capital piauiense. Em 2004, o seu partido, PSDB, mantém a hegemonia no Palácio da Cidade com o médico Silvio Mendes que foi eleito em 2004.

Buscando mais amplitude política, no ano de 2006 o tucano concorreu a disputa pelo Governo do Estado, porém foi derrotado pelo atual governador, Wellington Dias (PT), em primeiro turno ainda. Em 2008, voltou para vida política onde chegou a ser eleito vereador em Teresina.

Deputado estadual

Voltando as novas eleições em 2010, Firmino conseguiu ser eleito deputado estadual e ficou na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) por dois anos e retornou para a Prefeitura de Teresina em 2012, quando venceu Elmano Férrer.

Eleito pela quarta vez

Com o mantimento de seu trabalho de gestão na prefeitura da cidade, a população teresinense confiou em Firmino Filho de novo no ano de 2016 e o reelegeu, fazendo com que ele fosse o único prefeito a ter quatro mandatos em Teresina.

Projeções para 2022

Com a sua saída da Prefeitura de Teresina, Firmino já traçava seus planos políticos para 2022, quando será disputada as eleições gerais. O ex-prefeito era cotado para concorrer ao Palácio de Karnak, na disputa do Governo do Piauí ou para o Senado Federal.

A tragédia

O ex-prefeito de Teresina, Firmino Filho, foi encontrado morto na tarde desta terça-feira (06), na frente do edifício Manhattan River Center, Avenida Arêa Leão, na zona leste de Teresina. Firmino estava no escritório do Tribunal de Contas da União (TCU), quando caiu do 14º andar do prédio. Ele tinha 57 anos e deixa três filhos.

 Fonte: GP1

Ele1 - Criar site de notícias