O governador Wellington Dias encaminhou ao Ministério da Saúde (MS) e à Secretaria de Vigilância e Saúde o pedido de inclusão da categoria dos bancários da Caixa Econômica Federal no Programa de Imunização contra a Covid-19. A solicitação foi feita ao chefe do Executivo estadual pelas entidades representativas dos funcionários da Caixa.
Na carta redigida, as entidades expõem a preocupação com as equipes que atuam diretamente com o atendimento aos serviços prioritários, especialmente neste momento de retomada do pagamento do auxílio emergencial. “O recrudescimento da crise sanitária e a retomada do pagamento do auxílio apresenta um contexto de elevada exposição ao contágio do coronavírus. A vacinação deste grupo contribuirá para diminuir a disseminação do vírus neste momento de colapso da rede de saúde e proporcionará à população o recebimento das novas parcelas do auxílio de forma segura e organizada”, afirmam as entidades.
Segundo o governador, é observado na categoria um nível elevado de internações, adoecimento e óbitos. “O setor bancário foi considerado essencial e agora com a volta do auxílio e a concentração do repasse dos pagamentos na Caixa Econômica ocorre aglomerações e há o risco de contaminação tanto dos bancários, como dos beneficiários. Portanto, aguardamos a apreciação da Comissão Intergestores Tripartite, que é quem decide legalmente sobre as prioridades para a vacinação e também aguardamos uma resposta dos Ministérios da Saúde e da Fazenda sobre a ampliação da rede do pagamento do auxílio para que possamos evitar aglomerações”, pontuou Wellington Dias.