Quinta, 05 de Agosto de 2021
86 9.9458-5206
Geral Palmeirais

SAF entrega alimentos da agricultura familiar para famílias atendidas em Palmeirais

Os alimentos foram adquiridos do assentamento Ernesto Che Guevara, por meio do Programa de Alimentação Saudável

17/07/2021 06h16 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação Fonte: CCom
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) realizou nesta sexta-feira (16) a entrega de alimentos do Programa de Alimentação Saudável (PAS), no município de Palmeirais. Os alimentos foram adquiridos do Assentamento Ernesto Che Guevara e doados para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Os recursos da ação são oriundos do PAS (Programa de Alimentação Saudável) e de uma emenda parlamentar deputado estadual Francisco Costa.

O diretor do Programa de Aquisição de Alimentos, Durval Gomes, que representou a SAF na entrega, falou da importância do PAS para os agricultores e agricultoras.

“Hoje estamos no assentamento Che Guevara, realizando mais uma entrega do PAS. A SAF tem uma proposta com o assentamento de 40 mil reais onde serão adquiridos alimentos. Hoje eles estão entregando peixes, que serão destinados aos CRAS para que sejam distribuídos para as famílias. Essa é uma ação muito importante, tanto para nossos agricultores e agricultoras que estão vendendo os produtos, como para as famílias que estão recebendo”, destaca o diretor.

Nessa primeira etapa, a associação do Assentamento Ernesto Che Guevara entregou 1.500 quilos de peixes da espécie tambaqui para o CRAS do município. Os alimentos vão contribuir com a alimentação de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.

Segundo o presidente da associação, Josiel da Silva Santos, o programa vai garantir a comercialização da produção local. “Esse projeto de comercialização vai permitir que as famílias do assentamento possam vender seus produtos. Isso vai gerar renda e ajudar a melhorar a condição de vida dessas famílias.   A gente fica muito feliz em saber que esses produtos serão destinados às famílias carentes do município e é por meio dessa parceria da assentamento com a SAF que podemos fazer uma ação tão importante como essa”, afirma.

O PAS é executado pelo Secretaria de Estado da Agricultura Familiar, com o apoio do governador Wellington Dias, da Vice-governadora Regina Sousa e do Coordenador do PROPIAUÍ, Rafael Fonteles. Em breve, será lançado novo edital do programa que contemplará todos os territórios do Estado.

Além do diretor, também acompanharam a entrega o assessor técnico Avelar Almeida, o secretário de Agricultura do município, Manoel Miranda, além de agricultores e agricultoras que fazem parte da associação do assentamento.

Ele1 - Criar site de notícias