Segunda, 24 de Janeiro de 2022
86 9.9458-5206
Geral Prova de Vida

Pensionistas e aposentados podem fazer prova de vida até 31 de outubro

Prazo final para realização da prova de vida era até 30 de setembro, mas foi aberta uma repescagem

02/10/2021 15h28 Atualizada há 4 meses
Por: Redação Fonte: CCom

Os aposentados e pensionistas do Governo do Estado têm até o fim de outubro para realizar a prova de vida por meio do aplicativo Meu RPPS. De acordo com a Secretaria Estadual de Administração e Previdência (SEADPREV), um total de 9.406 pensionistas e aposentados ainda não realizaram o procedimento.

Segundo o presidente da Fundação Piauí Previdência, Ricardo Pontes, o prazo final para realização da prova de vida era inicialmente até o dia 30 de setembro, mas foi aberta uma repescagem para o mês de outubro na tentativa de abarcar os servidores que ainda não haviam se cadastrado no sistema.

“Durante o mês de outubro, a prova de vida permanecerá sendo realizada por meio digital, através do aplicativo Meu RPPS, no qual o segurado deve fazer um cadastro inicial e seguir os passos para envio de foto do documento de identidade e de uma selfie”, conta.

De acordo com a Fundação Piauí Previdência, 6.000 aposentados e 3.406 pensionistas precisam realizar o procedimento para não ter o benefício cancelado. A partir de novembro os servidores que não tiverem os procedimentos em dia terão os vencimentos congelados e os contracheques bloqueados.

Conforme Ricardo Pontes, o recadastramento dos servidores não abrirá novamente, sendo outubro a última oportunidade para fazer o procedimento. “O Decreto que instituiu a prova de vida previu o prazo regular de julho a setembro/2021, sendo o mês de outubro destinado a uma busca mais ativa dos remanescentes. Como não houve interrupção no funcionamento da tecnologia (aplicativo) no prazo regular, não há justificativa para que haja prorrogação”, explica.

App Meu RPPS – Passo a passo

Após instalar o aplicativo “Meu RPPS” e selecionar o Estado do Piauí, o segurado deverá cadastrar-se e criar uma senha de acesso, informando alguns dados preliminares a fim de garantir a segurança.

A partir disso, o beneficiário deverá acessar o menu referente à prova de vida, na tela inicial, e seguir os passos solicitados: enviar fotografia de um documento de identidade oficial (frente e verso), registrar uma captura de movimento através da câmera do celular e, por fim, tirar um autorretrato (sel?e) e enviar. A comprovação digital será realizada por meio da validação da biometria facial, devendo o beneficiário acompanhar o resultado por meio do próprio aplicativo.

Piauí
Sobre Piauí
Notícias do Piauí
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias