Terça, 19 de Outubro de 2021
86 9.9458-5206
Geral Luto

Regenerense Paulo Nunes, ex-presidente da Academia Piauiense de Letras morre aos 96 anos

O escritor Paulo Nunes presidiu a Academia Piauiense de Letras (APL) do ano de 1992 a 1995.

14/10/2021 17h06 Atualizada há 5 dias
Por: Redação
Escritor Paulo Nunes - Foto: Divulgação/APL
Escritor Paulo Nunes - Foto: Divulgação/APL

Morreu na manhã desta quinta-feira (14), o professor, escritor e ex-presidente da Academia Piauiense de Letras (APL), Manoel Paulo Nunes, aos 96 anos de idade.

Paulo Nunes nasceu em Regeneração, em 11 de outubro de 1925. Era bacharel em Direito, professor, conferencista, escritor, crítico literário e jornalista. Presidiu a Fundação do Ensino Superior do Estado e a Fundação Cultural do Piauí. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura e da Comissão de Especialistas na Área de Educação (MEC). Foi juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí e chefe da Representação da Universidade Federal do Piauí, em Brasília.

O escritor regenerense foi um dos fundadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Ele presidiu a Academia Piauiense de Letras de 1992 a 1995 e também comandou o Conselho Estadual de Educação por vários mandatos.

Por meio de nota, a Academia Piauiense de Letras lamentou a morte do escritor e prestou solidariedade aos familiares e amigos. “A sua bela e inspiradora história viverá em nossa lembrança e em nossa saudade”, diz trecho da nota.

Confira a nota na APL na íntegra:

NOTA DE PESAR

A Academia Piauiense de Letras cumpre o dever de comunicar o falecimento, ocorrido hoje, em Teresina, do professor, escritor e acadêmico M. Paulo Nunes, ocupante da Cadeira 38.

O falecimento do Mestre Paulo Nunes, líder de várias gerações, enluta a APL e representa uma grande perda para o Piauí, que ele tanto elevou com inteligência e honradez.

Ao tempo em que expressa o seu profundo pesar à família e aos amigos, enaltece a sua extraordinária contribuição à educação e à cultura, atividades que abraçou desde a sua juventude, exercendo-as por toda a vida, de 96 anos, com devoção, brilho incomum e ética.

A sua bela e inspiradora história viverá em nossa lembrança e em nossa saudade.

Teresina, 14 de outubro de 2021.

Acadêmico Zózimo Tavares Mendes

Presidente da Academia Piauiense de Letras

 

Veja a nota da Prefeitura de Regeneração:

A História de um homem é a sua trajetória! Eis um célebre das letras imortalizado na literatura Piauiense!

 

Ele1 - Criar site de notícias