Sábado, 04 de Dezembro de 2021
86 9.9458-5206
Saúde Dose de reforço

Covid-19: saiba qual vacina você poderá tomar na terceira dose

Quem tomou a vacina da Janssen, que a princípio seria dose única, precisarão tomar 2ª e 3ª dose.

18/11/2021 07h39 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (16) que toda a população acima de 18 anos poderá receber a dose de reforço da vacina contra covid-19. Aqueles que tomaram a vacina da Janssen, que a princípio seria dose única, precisarão tomar segunda e terceira dose.

Além da ampliação do público, o Ministério da Saúde também reduziu o intervalo necessário para aplicação da dose de reforço. Agora, a pessoa deverá esperar cinco meses e não seis, para tomar a terceira dose.

A dose se reforço seguirá a lógica da imunização cruzada, ou seja, as pessoas vão tomar uma terceira dose de uma vacina diferente da primeira e segunda que foi aplicada.

Veja quais vacinas serão aplicadas em cada caso:

Coronavac

Quem tomou a vacina do Butantan terá mais alternativas e poderá receber a dose de reforço da Pfizer, Janssen ou AstraZeneca. Pfizer Já para aqueles que receberam a Pfizer, a dose de reforço a ser aplicada poderá ser da AstraZeneca ou Janssen.

AstraZeneca

A pessoa que tomou primeira e segunda dose da AstraZeneca poderá ser imunizada com Pfizer no reforço.

Janssen

Por fim, no caso dos vacinados com a Janssen, será necessária uma 2ª dose do mesmo imunizante em um intervalo mínimo de dois meses da primeira e, após cinco meses, uma 3ª dose da Pfizer.

Previsão para o Piauí

Na terça-feira (16), o secretário de Saúde do Piauí, Florentino Neto, informou que o Piauí pode iniciar a aplicação da dose de reforço em pessoas acima de 18 anos ainda na segunda-feira, 22 de novembro.

De acordo com o secretário, a Sesapi vai utilizar as doses de imunizantes que estão em estoque e são suficientes para dar início à aplicação da terceira dose.

 Com informações do GP1

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias