Sexta, 28 de Janeiro de 2022
86 9.9458-5206
Geral Carnaval 2022

Capote da Madrugada é cancelado em Teresina; outros três blocos já suspenderam festas

Além dele, o Sanatório Geral, Pinto na Morada e Barão de Itararé também não serão realizados no carnaval do próximo ano.

30/11/2021 19h10 Atualizada há 2 meses
Por: Redação
Última edição do bloco Capote da Madrugada arrastou 150 mil pessoas em Teresina — Foto: Rafaela Leal/G1 PI
Última edição do bloco Capote da Madrugada arrastou 150 mil pessoas em Teresina — Foto: Rafaela Leal/G1 PI

O Capote da Madrugada é o quarto bloco carnavalesco de Teresina a cancelar sua edição em 2022. Além dele, o Sanatório GeralPinto na Morada e Barão de Itararé também não serão realizados no carnaval do próximo ano. O cancelamento pelo segundo ano consecutivo dos eventos carnavalescos se dá devido à pandemia da Covid-19.

O cancelamento do Capote da Madrugada foi comunicado nas redes sociais do bloco. O evento estava previsto para acontecer no dia 26 de fevereiro, sábado de carnaval, na Avenida Dom Severino, Zona Leste da cidade.

“Devido às novas informações do possível recrudescimento da pandemia da Covid-19 (Sars-Cov2) e o surgimento de novas cepas, o que podem ocasionar uma 4ª onda dessa doença, e seguindo as recomendações das autoridades federais, estaduais, municipais e seus órgãos sanitários, resolve informar o cancelamento do evento no ano de 2022”, afirmou a organização. 

o presidente do bloco, João Furtado, comentou que, além do agravamento da pandemia, o evento será cancelado pela falta de tempo para a organização.

"Não iremos promover nenhum evento que cause aglomeração. Pelo tamanho do evento, que tem uma magnitude, precisa de um tempo muito grande de organização - cerca de seis meses de antecedência. O evento tem dois quilômetros de extensão, por conta da passagem dos foliões e da orquestra. Em 2022, tínhamos a intenção de fazer dois dias de bloco, no sábado e domingo, e ainda trazer duas atrações nacionais", explicou João Furtado.

O Capote da Madrugada foi fundado em 2003. O primeiro desfile aconteceu em 2004, com apenas 80 pessoas. No ano seguinte, o evento passou a ser realizado na rua. Uma das particularidades do capote é o cuidado de fazer um carnaval parecido Galo da Madrugada de Recife.

Carnaval e Corso

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (MDB), ainda não se decidiu se terá ou não Corso e Carnaval na capital em 2022. O gestor afirmou que aguarda análise do Comitê de Operações Emergenciais (COE) sobre a situação da pandemia da Covid-19.

"Por enquanto nós estamos observando a pandemia internacional, nacional, regional e local. Acompanhando a evolução com profissionais especializados do COE", disse.

Festas de Fim de Ano

O governador do Piauí, Wellington Dias (PT), confirmou manter as festas de ano novo no estado mesmo após o alerta do Conselho Regional de Medicina (CRM) para não realização de eventos com aglomerações e a circulação da nova variante do coronavírus, ômicron.

"Por enquanto estamos sinalizando de manter regras com limitação e, ao mesmo tempo, a necessidade de cautela. Os cuidados nós ainda temos que seguir, avançando em vacinação e aguardar a liberação de medicamento. Dois passos fundamentais para gente poder dizer que temos chances de voltar a uma nova normalidade", declarou.

Segundo Wellington Dias, o uso da máscara permanece. No entanto, o governo deve fazer uma avaliação em dezembro sobre o uso obrigatório do equipamento de proteção.

Confira a nota do bloco Capote da Madrugada:

A ASPEAPI – Associação do Pernambucanos e Amigos de Pernambuco no Estado do Piauí, mantenedora do bloco Capote da Madrugada, comunica aos seus Foliões e Comunidade em geral que devido as novas informações do possível recrudescimento da Pandemia da Covid-19 (Sars-Cov2) e o surgimento de novas Cepas, o que podem ocasionar uma 4ª onda dessa doença, e seguindo as recomendações das Autoridades Federais, estaduais, municipais e seus órgãos Sanitários resolve informar o CANCELAMENTO do Evento no ano de 2022, ao tempo que pede aos participantes, a nossa Querida Nação Capoteana, que reforcem as MEDIDAS SANITÁRIAS e a VACINAÇÃO para que possamos vencer essa batalha e voltar no ano de 2023 com nosso Lindo Evento, feito com todo Amor e Carinho para vocês.

O nosso muito obrigado pela atenção e compreensão de todos!

Com informações do G1 Piauí

Ele1 - Criar site de notícias