Sexta, 28 de Janeiro de 2022
86 9.9458-5206
Saúde Pandemia

Prefeituras do Piauí suspendem festas de réveillon e do carnaval 2022 devido à pandemia da Covid

Já a capital piauiense manteve a programação de Natal. Os eventos devem obedecer ao decreto do dia 28 de novembro.

03/12/2021 06h08 Atualizada há 2 meses
Por: Redação

As prefeituras de Teresina, Floriano e Luís Correia, no Litoral do Piauí, suspenderam as festas de réveillon e do carnaval 2022. Já a capital manteve a programa de Natal prevista para o mês de dezembro.

Após a Organização das Nações Unidas declarar preocupação com a variante Ômicron por conta da quantidade expressiva de mutações, diversas autoridades entre governadores e prefeitos, decidiram cancelar o calendário de festas de final de ano.

Os eventos devem obedecer às novas determinações do decreto publicado no dia 28 de novembro. Em todo o estado, o governador Wellington Dias (PT) disse que manterá as festas, porém com regras de limitação. A declaração foi dada nesta segunda-feira (29) durante reunião com secretariado.

No Piauí, alguns eventos estão mantidos até o momento. A cidade de Teresina não possui tradição na realização de grandes eventos para virada de ano como outras capitais nordestinas, a exemplo de Fortaleza e Salvador, mas a Fundação Cultural Monsenhor Chaves (FCMC) estava programando uma festa que, devido ao risco de contágio com a Covid-19, já foi cancelada.

No último decreto, o governo havia liberado a realização de eventos particulares para até 1.000 pessoas para espaços abertos, mas agora estabeleceu a exigência um público máximo referente a 50% da capacidade de atendimento do local.

Segundo o decreto, estão liberados eventos:

- Em espaços abertos: o público admitido será de até 50% da capacidade do local;

- Em espaços semiabertos: o público admitido será de até 500 pessoas;

- Em eventos com show: ficam proibidos público em pé e pistas de dança.

Teresina

Natal

Para o Natal, a Fundação Monsenhor Chaves está com a programação de concertos natalinos acontecendo em alguns pontos da capital. As apresentações acontecerão sem aviso para população a fim de evitar grandes aglomerações. Até o momento, o lançamento da decoração de natal da capital está mantida para sábado (4), no Parque da Cidadania.

Os eventos do "Natal de sonho e luz" promovidos pelo governo estão com a sua programação mantida até o dia 6 de janeiro. Os eventos serão realizados na Praça Pedro II e na Igreja São Benedito. A programação é divulgada semanalmente através das redes sociais oficiais da Secretaria de Cultura do Estado.

Réveillon

Não está previsto pela Prefeitura de Teresina nenhuma programação para virada de ano. Em nota, a prefeitura informou que todas as festividades de final de ano e carnaval de 2022 foram canceladas como medida preventiva. Veja a íntegra da nota da prefeitura:

A Prefeitura de Teresina informa que mesmo com um percentual de mais de 84% da população vacinada com as duas doses da vacina contra o coronavírus, não terá um calendário de comemorações de festas de final de ano e de carnaval em 2022 como forma de medida preventiva contra o coronavírus.

O poder público municipal segue as orientações do Comitê de Operações Emergenciais (COE) do município, que se reúne constantemente a fim de avaliar o cenário da pandemia a nível mundial. A prefeitura está de acordo com normas sanitárias que exigem comprovante de vacinação e máscaras para acesso aos eventos públicos.

Litoral

Luís Correia

As festividades em Luís Correia, como o Réveillon, estão suspensas devido aos decretos estadual e municipal.

Além disso, ainda de acordo com o decreto municipal ficou definido que as festas particulares devem seguir as seguintes regras:

Em espaços abertos, o público admitido será de até 50% (cinquenta por cento) da capacidade;

Em espaços semiabertos, o público admitido será de até 500 (quinhentas) pessoas;

Em espaços fechados, o público admitido será de acordo com a área do ambiente, até o limite máximo de 200 pessoas, devendo ser exigido dos participantes imunização por vacina (duas doses ou dose única), ou teste negativo (antígeno ou RT PCR, realizado em 48h antes do evento);

Cajueiro da Praia

A programação da cidade ainda não está definida. De acordo com o secretário de turismo do município, haverá uma reunião na sexta-feira (3) para definir os protocolos a serem adotados na região.

Floriano

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, anunciou nesta quinta-feira (2) a decisão de suspender as festas de réveillon e do carnaval oficial da prefeitura em 2022.

Para a decisão, a prefeitura levou em consideração alguns pontos: o aparecimento de casos no Brasil da ômicron, a lotação dos leitos do Hospital Regional Tibério Nunes e a posição de municípios vizinhos negativa às grandes festas públicas.

Com informações do G1 Piauí

Ele1 - Criar site de notícias