Sexta, 28 de Janeiro de 2022
86 9.9458-5206
Geral Agenda

Ministros Ciro Nogueira e João Roma visitam áreas alagadas em Teresina

O Ministro-Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, reafirmou em Teresina, que o governo federal vai disponibilizar um auxílio aos desabrigados pelas chuvas no Piauí

05/01/2022 14h01 Atualizada há 3 semanas
Por: Redação
Ministros Ciro Nogueira e João Roma visitam áreas alagadas em Teresina

O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (Progressistas), e o ministro da Cidadania, João Roma, desembarcaram em Teresina na manhã desta quarta-feira (05) para anunciar as medidas emergenciais do governo federal em auxílio aos desabrigados pelas chuvas no Piauí.

Acompanhados do prefeito Dr. Pessoa (MDB), eles visitaram as áreas alagadas após as fortes chuvas na capital. Até o momento, o Piauí tem cerca de 300 famílias que tiveram que abandonar suas residências pelo acumulado de chuvas intensas que caíram sobre o estado desde os últimos dias de dezembro de 2021.

O Ministro-Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, reafirmou, em Teresina, que o governo federal vai disponibilizar um auxílio aos desabrigados pelas chuvas no Piauí. 

O ministro sobrevoou Teresina para verificar a situação das cheias dos rios Parnaíba e Poti. “Viemos conhecer a realidade e saber todos os preços e todos os pontos das cidades atingidas. Nós temos uma parceria muito forte com os prefeitos que vão nos passar o que deve ser feito”, contou Ciro.

Para o prefeito, a vinda da equipe ministerial é fundamental na soma de esforços para melhorar e ampliar o acolhimento as vítimas das enchentes.

“Infelizmente, estamos vivendo um período de vulnerabilidade social devido as chuvas na nossa cidade. A vinda dos dois ministros é muito bem-vinda, pois trazem projetos com ações de emergência do Governo Federal para ajudar não apenas a cidade de Teresina, mas também o Estado do Piauí”, afirmou Dr. Pessoa.

O ministro da Cidadania João Roma ressaltou as etapas que o governo federal vai seguir para acompanhar o Piauí. “No primeiro momento, nós vamos cuidar das vidas. Vamos tirar as pessoas das áreas vulneráveis, muitas pessoas ainda resistem principalmente às margens dos rios. Na sequência, vamos fazer o acolhimento das pessoas que estão com as casas condenadas e dar toda assistência. Vamos verificar a questão dos suprimentos, água potável, medicamentos que o Ministério da Saúde está disponibilizando”, falou.

Os ministros da Casa Civil e da Cidadania e o prefeito de Teresina realizaram ainda uma visita na rua 8 da Vila Apolônia, onde moradores perderam casas e móveis devido à água da chuva.

Ao término da agenda de compromissos, a Defesa Civil do município apresentou aos ministros um relatório apontando quais as principais ações demandadas pelo município, como a aquisição de suprimentos e incremento do auxílio financeiro às famílias em situação de vulnerabilidade.

O secretário municipal de Planejamento e Coordenação de Teresina, João Henrique Sousa, ressaltou que também foram solicitados recursos para obras de drenagem na capital. "O Doutor Pessoa solicita ao ministro João Roma atendimento às necessidades básicas para os desabrigados, como lençóis, colchões e tudo que é necessário na atual situação. Ao Ciro Nogueira, estamos pedido ações de liberação de recursos para terminar as obras de drenagem do Torquato Neto e também recursos para que o Centro de Controle Operacional (CCO) do município de Teresina possa seguir com seus serviços integrados", informou.

O grupo também foi ao canteiro de obras de uma galeria da zona Leste da cidade. A expectativa é que o empreendimento de drenagem urbana, que acabará com o problema crônico e histórico de alagamentos na região em todo período chuvoso, também receba apoio do Governo Federal.

O ministro Ciro Nogueira suspendeu a agenda de visitas nos municípios de Uruçuí e Floriano. Segundo ele, a situação está sob controle e vai se comunicar com os prefeitos dos municípios por telefone.

 Com informações e foto do Portal Meio Norte

Ele1 - Criar site de notícias