Sexta, 28 de Janeiro de 2022
86 9.9458-5206
Geral Previsão do Tempo

Previsão aponta chuvas intensas para o fim de semana em todo o Piauí

Trovoadas e moderadas rajadas de vento também devem acontecer.

13/01/2022 11h16 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação

O Piauí deve registrar chuvas intensas e volumosas nos próximos três dias, 14, 15 e 16 de janeiro, segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar). Trovoadas e moderadas rajadas de vento também devem acontecer.

Segundo a climatologista Sônia Feitosa, da Semar, as precipitações são provocadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), formada por nuvens carregadas, e pelo Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).

"O Vcan e a Zcit continuam induzindo chuvas no Piauí. As condições favorecem acumulados significativos em todas as regiões do estado", comentou a climatologista.

Na capital Teresina e no litoral do estado, nesta quinta-feira (13), o clima deve permanecer nublado e chuvas podem acontecer a qualquer hora do dia. A umidade do ar fica em torno de 60%, com temperaturas máximas de 31º C e 32º C, respectivamente.

Nas demais regiões do Piauí, como Centro-Norte, Centro-Oeste e Sudoeste, estão previstas chuvas de maior intensidade.

Na sexta-feira (14), a média da umidade relativa do ar em todo o estado fica em 61%.

No sábado (15), o Piauí pode registrar temperatura mínima de até 19 ºC. As chuvas devem ser fortes, com trovoadas e ventos moderados, sobretudo no Norte e Centro-norte do estado.

Confira orientações

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), fortes chuvas podem provocar cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos, além de descargas elétricas. O ideal é não permanecer em janelas ou varandas e não se abrigar debaixo de árvores durante o temporal.

Também não é indicado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, ou mexer em aparelhos conectados à rede elétrica.

Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (telefone 199) e/ou para o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

Ele1 - Criar site de notícias