Terça, 17 de Maio de 2022
86 9.9458-5206
Polícia Mandado de Busca

Ex-prefeito de Madeiro é preso com armas suspeito de envolvimento em morte de prefeito

O mandado de busca foi cumprido no âmbito da investigação do assassinato do prefeito José de Ribamar Araújo Filho, o Zé Filho (Progressistas).

21/01/2022 10h04 Atualizada há 4 meses
Por: Redação
Ex-prefeito de Madeiro, Zé Neto
Ex-prefeito de Madeiro, Zé Neto

O ex-prefeito de Madeiro, José Cassimiro de Araújo Neto, 45 anos, conhecido como Zé Neto, foi preso em flagrante nesta sexta-feira (21), depois que a polícia encontrou na casa dele uma escopeta calibre 12, um rifle e um revólver 38. O mandado de busca foi cumprido no âmbito da investigação do assassinato do prefeito José de Ribamar Araújo Filho, o Zé Filho (Progressistas).

A investigação está sendo comandada pelo delegado Bruno Ursulino, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele informou ao g1 que o prefeito foi preso em sua casa em Madeiro e que ele foi apontado por algumas das testemunhas ouvidas no caso.

"Fizemos o cumprimento de oito mandados para não restar qualquer dúvida e descartar ou confirmar qualquer hipótese. Entre as pessoas ouvidas, mais de 20, algumas citaram a possível participação dele no caso, então fizemos essas buscas à procura de ilícitos. Dos oito mandados cumpridos, apenas no caso dele gerou a prisão em flagrante", informou o delegado.

Os policiais do DHPP encontraram na casa dele uma escopeta calibre 12, um rifle e um revólver 38 e ele não tinha os documentos das armas. O flagrante foi registrado na delegacia de Luzilândia, cidade próxima a madeiro. Ele deverá ser liberado para responder pelo caso em liberdade, após pagamento de fiança, que ainda será arbitrada.

Afilhado preso pelo crime

Felipe Anderson Seixas de Araújo, de 25 anos, primo da vítima, foi preso suspeito de matar o prefeito José de Ribamar Araújo Filho. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) solicitou à Justiça a prorrogação da prisão dele em 17 de dezembro.

O delegado Bruno Ursulino disse que as investigações apontam para uma motivação que envolve questão familiar e política. O suspeito é afilhado do prefeito e foi seu apoiador, mas depois das eleições virou opositor de Zé Filho.

O DHPP aguarda os laudos periciais e alguns depoimentos para o inquérito. Entre os laudos que faltam estão as mensagens do celular do prefeito e o vídeo em que Felipe Seixas aparece, momentos antes do crime, ao lado do carro do prefeito, que estava acompanhando uma partida de futebol. Com essas imagens, a polícia avalia se o crime foi premeditado.

Crime e motivação

Zé Filho foi morto no fim da tarde do dia 28 de novembro quando estava em um campo de futebol no município. Ele chegou a publicar no Instagram um vídeo da partida de futebol que estava sendo realizada.

A assessoria de comunicação do prefeito, por meio das redes sociais, informou que o gestor foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital Estadual Gerson Castelo Branco, em Luzilândia, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Logo após o falecimento, o corpo do prefeito foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Parnaíba, onde foi realizada a necropsia.

O corpo saiu do local por volta das 6h da segunda-feira (29) e chegou à residência de Zé Filho, em Madeiro, às 7h55, para o velório, que aconteceu em clima de muita tristeza e comoção.

Um cortejo com o corpo do prefeito passou pelos principais pontos do município, como a sede da Prefeitura de Madeiro e a Câmara Municipal. O enterro foi realizado na noite de segunda no cemitério do Queiroz.

O vice-prefeito de Madeiro, Pedro Teixeira Junior, o Pedro Filho (Progressistas) tomou posse no dia 1º de dezembro como prefeito da cidade.

"Vamos orar por essas famílias que hoje choram pela perda desse grande homem. Ele vai ficar guardado na minha memória, no fundo do meu coração. Quando tive perdas ele foi essencial na minha vida, sempre perto de mim. Memórias que vão ficar guardadas para sempre", declarou o novo prefeito no discurso da posse.

Zé Filho nasceu no dia 1º de outubro de 1978 e tinha 43 anos. Ele era motorista quando foi eleito para vereador em 2014. Em 2020 foi eleito pela primeira vez para o cargo de prefeito.

Com informações do G1 Piauí

Ele1 - Criar site de notícias