Terça, 17 de Maio de 2022
86 9.9458-5206
Geral Reunião

Ministério Público e TCE reúnem prefeitos do Médio Parnaíba para tratar sobre extinção dos lixões

A reunião aconteceu em Água Branca com a presença de representantes do Ministério Público, do TCE e diversos prefeitos de municípios do Médio Parnaíba.

06/05/2022 12h55 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação
Reunião na promotoria de Água Branca (Imagem: Valdomiro Gomes/Canal 121)
Reunião na promotoria de Água Branca (Imagem: Valdomiro Gomes/Canal 121)

O Ministério Público do Piauí (MPPI), junto com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), realizou, nessa quinta-feira (05), em Água Branca, reunião com prefeitos, secretários municipais de Meio Ambiente e assessores de municípios da microrregião do Médio Parnaíba para tratar sobre o descarte de resíduos, como parte da implementação do projeto “Zero lixões: por um Piauí mais limpo”.

A reunião teve como objetivo, debater e buscar soluções com a extinção dos lixões, levando em conta a realidade de cada município. Foram abordados temas relacionados à recuperação da área degradada e à instalação e operação das atividades de disposição final ambientalmente adequada em outro local devidamente licenciado.

Participaram da reunião, Mário Alexandre Costa Normando, promotor da Comarca de Água Branca; Ari Martins Alves Filho, promotor da comarca de Barro Duro; Afonso Aroldo Feitosa Araújo, promotor da comarca de Amarante; Áurea Emilia Bezerra Madruga, promotora de Justiça Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA); Hamifrancy Brito Meneses, auditor de controle externo do TCE-PI; os prefeitos Júnior Ribeiro, de Água Branca; Toin Leal, de Olho D’água; Luciano Barreto, de Hugo Napoleão; Saulo Trajano, de Passagem Franca; Baltazar, de Palmeirais; Diego Teixeira, de Amarante; Paulo Cazimiro, de Santo Antônio dos Milagres; Jailson Pio, de São Félix; Wilney Rodrigues, de Santa Cruz dos Milagres; Júnior Bill, de São Pedro; além de advogados, servidores do Ministério Público e secretários municipais.

Após a reunião, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer uma empresa que vai iniciar o tratamento de resíduos sólidos urbanos na região de Água Branca. Com o objetivo da correta destinação do lixo, a iniciativa leva em consideração a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305/2010, onde considera o aprimoramento da gestão integrada de resíduos sólidos urbanos e a estruturação e implementação da logística reversa.

Ele1 - Criar site de notícias