Com a aproximação da data da eleição que vai eleger a nova mesa diretora da Câmara de Vereadores do município de Regeneração, para o biênio 2023-2024, um imbróglio político tende a acontecer dentro das próximas horas. A eleição está marcada para acontecer no próximo dia 09 de dezembro.
Segundo o apurado pela reportagem, até o momento, há dois vereadores na disputa direta: Beto Nunes (PSD) e Ciríaco Araújo (PT), que é o atual presidente e está tentando a reeleição. Outros dois nomes também haviam demonstrado interesse em disputar o cargo, mas foram enfraquecendo na medida em que os ânimos políticos foram se acirrando.
Regeneração tem onze vereadores, e na teoria, antes do início das conversações sobre essa disputa, seis deles faziam parte do grupo do atual prefeito, o seu Dua (PSD) e mais cinco faziam parte da oposição, que é liderada pelo deputado estadual Fábio Xavier (PT). Hoje, esses números podem estar totalmente alterados.
Os dois vereadores que estão na disputa fazem parte do grupo de situação, porém o que mais chama a atenção, de acordo com o apurado até agora, é que uma das chapas está montada com a maioria dos vereadores da oposição.
O vereador Ciríaco Araújo chegou a fazer parta da chapa que tem Beto Nunes como presidente, mas após conversações, apresentou renúncia e montou a sua própria chapa, tendo como demais membros, os vereadores da oposição.
A reportagem teve acesso há alguns documentos
Diante disso, surge duas perguntas no cenário político municipal: há um rompimento político? Ou se trata apenas de manobra política? As respostas para essas perguntas devem surgir nos próximos dias.
A reportagem conversou com um importante político regenerense nesta quarta-feira, que se mostrou bastante preocupado com os rumos que essa disputa pode gerar. “Há claramente um acirramento político entre situação e a oposição nessa disputa, o que é perfeitamente aceitável dentro do processo político-eleitoral, mas o que me preocupa de fato é a maneira como alguns vereadores vem agindo. Os acordos estão sendo construídos e desconstruídos a todo instante, sem pensarem em quem mais importa que são as pessoas. Várias cabeças podem “rolar” quando tudo isso passar”, frisou.
Mín. 20° Máx. 31°