A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), em parceria com outros órgãos governamentais e não governamentais, realiza, neste mês de junho, diversas ações de conscientização sobre a violência contra a pessoa idosa. É o Junho Violeta que será lançado, nesta sexta-feira (14), em Teresina, às 9h, no Sesc Ilhotas.
O Junho Violeta tem o objetivo de promover ações intersetoriais voltadas para o combate à violência contra a pessoa idosa, além de ações de saúde e bem-estar para essas pessoas.
Com a parceria com a Sasc, o Sesc vai contribuir com a estrutura física, a demanda de público, bem como com uma palestra sobre envelhecimento de pets das pessoas idosas, uma parceria com a Faculdade Uninassau. A Sasc participa ainda com a distribuição de material informativo sobre a garantia de direitos e cidadania da pessoa idosa.
Já a Secretaria da Segurança vai realizar a emissão da nova carteira de identidade nacional, enquanto a Seid contribuirá com os serviços de orientação das carteiras de Passe Livre e Passe Cultura e a Sesapi vai levar vacinas, aferição de PA e glicemia, práticas integrativas e complementares.
Enquanto a PiauíIPrev terá um balcão de atendimento (mesa), com serviços de prova de vida, entrega de check list, esclarecimento sobre determinados serviços prestados pelo órgão, além de orientações de como acessar os canais: meu RPPS, esclarecimento sobre início do processo de aposentadoria e pensão por morte, entre outros serviços.
Junho Violeta
Em alusão ao Junho Violeta, a Sasc ainda promoverá dois grandes eventos: o 1º Simpósio para Conscientização de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, no Auditório da OAB, em Parnaíba, no dia 21, e o Encontro do Vale do Sambito Para Divulgação dos Direitos e Enfretamento à Violência Contra a Pessoa Idosa, na Câmara Municipal de Aroazes, dia 26.
Em atenção ao mês da conscientização da violência contra a pessoa idosa, a assistente social da Sasc, Fabiana Almeida, ministrará também uma palestra sobre cidadania na terceira idade e garantia de direitos, em evento da Fetag. Já o assistente social, Justino Ivo, participa de roda de conversa sobre os direitos da pessoa idosa, promovido pela LBV.
“A Sasc tem o compromisso de promover políticas públicas que garantam os direitos das pessoas idosas e combatam a violência em todas as suas formas. Estamos sempre trocando experiências e buscando soluções para o problema da violência contra a população idosa”, finaliza a superintendente da Pessoa Idosa da Sasc, Gilvana Gayoso.
Mín. 21° Máx. 34°