A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (DIVISA), iniciou, nesta quinta-feira (22), no Diferencial Buffet, o I Seminário Piauiense Integrador: Vigilância Sanitária, Saúde do Trabalhador e Redes de Atenção à Saúde. A abertura do evento contou com a presença do secretário de Saúde, Antônio Luiz, representante do Ministério da Saúde e demais autoridades.
“Obrigado a cada setor, a cada nível de trabalho, para que nós possamos aqui aprender mais, para avançarmos e termos um nível de excelência em nossos serviços”, disse Antônio Luiz.
O seminário tem o objetivo de promover a troca de conhecimento e experiências sobre a integralidade das ações no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Mais de 100 municípios piauienses estão participando do evento.
“É um momento rico de conhecimentos e trocas de experiências. Selecionamos temas em evidência na atualidade, como a realidade dos serviços de estética com foco na mitigação dos riscos e sob a percepção de cada categoria profissional. A busca por procedimentos estéticos tem crescido de forma significativa, impulsionada pela procura incessante de uma aparência perfeita e rejuvenescida, nós enquanto gestores e trabalhadores da saúde, então precisamos discutir formas de minimizar riscos em face de tantos casos de acidentes graves e fatais que fazem vítimas àquelas pessoas que buscam melhorar sua autoestima e confiança”, disse a diretora da Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), Tatiana Chaves.
O evento reúne uma programação técnica científica com palestras temáticas ministradas por profissionais de referência nacional e estadual, na área de segurança do paciente, vigilância sanitária e saúde do trabalhador, prevenção e controle de iras, estética e rotulagem de alimentos.
“Ao longo desses dois dias de troca de conhecimento, muito temos a agregar aos nossos serviços em termos de repensar a nossa prática para uma melhoria contínua no processo de trabalho, de modo a promover a cultura de segurança e a Gestão da Qualidade”, destacou a superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios (Supat), Leila Marília Santos.
Mín. 21° Máx. 39°