A Universidade Estadual do Piauí (Uespi), está lançando o curso de extensão “Práticas de Letramentos para o Ensino de Libras como L1 para Surdos”,no Campus de Floriano. Com início programado para o dia 14 de setembro, o curso será oferecido em modalidade híbrida, disponibilizando 40 vagas e certificação de 60 horas. O objetivo é capacitar profissionais da área da educação, membros da comunidade e familiares de pessoas surdas, para o ensino de Libras como primeira língua para surdos.
A iniciativa é coordenada pelas professoras Sheila Borges e Ceiça Ferreira, que unem suas experiências e conhecimentos para oferecer uma formação robusta e prática. “A principal motivação para a gente ofertar esse curso de extensão é a necessidade de formar e informar pessoas da comunidade, profissionais da área da educação e pessoas da família que têm alguém surdo próximo”, explica Sheila Borges.
O curso, que combina teoria e prática, será conduzido por profissionais experientes e contará com a participação de convidados. Essa abordagem visa proporcionar um contato direto entre os participantes e a comunidade, promovendo uma compreensão mais profunda das necessidades e realidades dos surdos.
“Nós vamos trabalhar, explicar a parte teórica, sempre com práticas. Teremos convidados surdos para que as pessoas tenham esse contato inicial, ver de perto, ouvir de perto, conhecer por meio desse contato, entender o que é ser surdo, o que ele precisa”, ressaltou a professora.
O curso visa contribuir para o desenvolvimento acadêmico dos alunos surdos, oferecendo aos participantes ferramentas e metodologias para melhorar o ensino de Libras. A participação ativa da comunidade surda também é um aspecto central do curso, proporcionando uma troca enriquecedora de experiências.
Com a grande demanda por vagas, as coordenadoras já estão planejando ampliar a oferta do curso para outras modalidades e localidades, como Teresina e ensino remoto.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas através do formulário online .
Mín. 21° Máx. 39°