Na última semana, de 3 a 7 de setembro, Teresina foi o cenário de um dos maiores eventos de capoeira do estado: a 17ª edição da Copa Cajuína de Capoeira, realizada no Ginásio Sarah Menezes. O evento contou com a participação de mais de 400 capoeiristas, distribuídos em 18 categorias, que variaram da dente de leite à máster.
A competição, organizada pelo mestre Touro, idealizador do evento, vem crescendo a cada ano. “A Copa teve uma evolução. Começamos com 5 categorias e hoje estamos com 18. Vem sendo implementado a cada ano com o objetivo de provocar os alunos a conhecer os vários estilos dentro da capoeira. Cada grupo pratica seu estilo determinado e a Copa permite aos alunos transitarem entre eles, tornando-os polivalentes”, explicou mestre Touro.
Além de promover a diversidade de estilos dentro da capoeira, a Copa Cajuína também tem atraído a atenção de competições internacionais. Este ano, a presença de representantes do VMB – uma das principais competições de capoeira do Brasil – destacou a qualidade técnica dos atletas locais.
Mestre Severio, representante do VMB-RJ, destacou a importância do evento. “A Copa Cajuína é uma competição com representatividade nacional gigantesca. O trabalho do mestre Touro e sua equipe é reconhecido em nível nacional e internacional. A competição conecta as categorias de base e desempenha um papel fundamental no fortalecimento da capoeira como modalidade esportiva e cultural”, disse.
Entre os destaques da competição está Mara Beatriz Sousa, conhecida como Espoletinha, da Associação Cultural e Esportiva Capoeira Dendê de Varanda Mestre Selvagem. Participando pela primeira vez na categoria intermediária feminino, Espoletinha foi classificada para o VMB e vai representar o Piauí no Campeonato Internacional, em Brasília, no próximo dia 12 de outubro. “É uma grande honra poder representar o nosso estado e levar a capoeira do Piauí para um palco tão importante”, comentou a capoeirista.
O patrocínio ao evento foi concedido pela Secretaria de Estado dos Esportes (Secepi) através do Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Piauiense (Siespi). A secretária Josiene Campelo ressaltou a importância do apoio ao evento. “A Copa Cajuína é um exemplo de como o esporte pode transformar vidas. O apoio do Siespi fortalece a capoeira em nosso estado, abrindo portas para que nossos atletas alcancem o reconhecimento que merecem”, destaca.
Apesar do sucesso, mestre Touro pontua que ainda há desafios. “A dificuldade que ainda temos é com o preconceito por sermos da região nordeste, o que nos impede de progredir mais rapidamente. Mas, quando alguém do sudeste vem e vê o nível, nossos atletas ganham oportunidade de correr o mundo”, avalia.
Mín. 21° Máx. 41°