Um incêndio atingiu dez propriedades rurais e matou dezenas de animais, na quinta (26) e na sexta-feira (27), entre os municípios de São Félix do Piauí e São Miguel da Baixa Grande. Ninguém ficou ferido e ainda não há levantamento de danos materiais.
As chamas foram apagadas por completo, na noite de sexta, por brigadistas da cidade e por uma equipe do Corpo de Bombeiros do Piauí (CBMEPI). Uma investigação irá determinar a causa do incêndio (leia a nota dos Bombeiros ao fim da reportagem).
Segundo moradores, o fogo começou na manhã de quinta, após o rompimento de um cabo de energia, e consumiu cerca de 500 hectares. Várias áreas de cultivo foram devastadas.
O produtor Raimundo Teixeira afirmou que perdeu quase todas as pastagens. Cerca de 12 bodes dele morreram e outros 15 estão desaparecidos. Ele teme ainda pelos peixes de seu açude devido às cinzas do incêndio presentes no local.
“A situação para mim e muitos proprietários ficou muito ruim. Um vizinho que tem quatro, cinco propriedades também perdeu 100% das pastagens. Amigos, conhecidos e vizinhos ajudaram a gente. Batalhamos bastante e conseguimos contornar, mas o prejuízo foi alto”, lamentou Raimundo.
As chamas começaram a ser combatidas pela brigada municipal de São Félix do Piauí, que facilitou o rescaldo. O 1º Grupamento de Bombeiros Militar de Teresina enviou equipes ao local e o incêndio foi controlado na noite de sexta.
Confira a nota do Corpo de Bombeiros do Piauí:
O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, através das Equipes do 1° Grupamento de Teresina, atendeu, na tarde de sexta-feira (27), a uma ocorrência de incêndio que destruiu e vitimou dezenas de animais que encontravam-se numa parte da vegetação, entre os municípios de São Miguel da Baixa Grande e São Félix do Piauí.
De acordo com os Bombeiros Militares, uma equipe de Brigadistas de São Félix já tinha iniciado parte do combate, o que facilitou o rescaldo do local.
Segundo moradores, o incêndio ocorreu por volta das 15:00 da tarde e teve início no povoado Barra. Bombeiros e brigadistas mantiveram-se no local até às 20:00, quando conseguiram apagar por completo os focos espalhados pela vegetação.
Apesar do fogo ter vitimado uma criação de animais, na ocorrência não há registro de pessoas feridas.
*Com informações do G1/PI
Mín. 21° Máx. 41°