Foi realizada no último sábado, 15 de março, o anúncio do plano de ação que cria a nova Diocese. O anuncio foi feito em ato solene pelo arcebispo de Teresina, Dom Juarez Marques, onde em missa solene, reuniu clero, autoridades políticas, caravanas e população católica, para formalizar e publicizar o plano.
De acordo com o projeto, a Diocese irá abranger 30 municípios ao qual populariza em torno de 250 mil habitantes, perfazendo o território do Médio Parnaíba ao Vale do Sambito.
A proposta da nova diocese, foi aprovada por unanimidade pelo Colégio dos Consultores da Arquidiocese de Teresina, no dia 24 de julho de 2024, implantando neste mesmo ato uma comissão que acompanha e readequa as informações oriundas do processo.
Com esta ação, a realidade eclesial do município de Água Branca se altera, pois, como novo centro pastoral da Diocese, mudanças substancias serão realizadas.
A Diocese ou Arquidiocese cria, então, uma estrutura onde acontece toda a ação evangelizadora, administrativa, pastoral e judicial canônica. A estrutura de governo, que vai gerir todas as ações que serão desenvolvidas nessa circuncisão.
No Piauí, há oito dioceses, sendo elas: Teresina, Bom Jesus do Gurguéia, Campo Maior, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Picos e São Raimundo Nonato.
Com a efetivação da nova sede diocesana, Água Branca desponta como o centro unificador das 30 cidades envolvidas, ganhando em todas as áreas envolvidas, impacto transformador.
A movimentação estrutural para adequar o município, como também, os espaços destinados ao novo projeto já estão acontecendo, como por exemplo, a doação de terrenos pelo poder executivo e legislativo para construção de novos espaços.
A estrutura da igreja matriz, também deverá passar por mudanças, tendo em vista a elevação à categoria de catedral.
A vida como um todo da comunidade católica está em fervor, pois os desafios para concretizar este projeto, ainda passa pela aprovação papal em Roma.
Percebe se que de forma geral, os municípios unificados pela nova diocese, manifestam apoio ao convite orante realizado durante a missa presidida pelo arcebispo Dom Juarez, e que também, compreendem a importância deste novo marco territorial, eclesiástico e por que não, emancipatório.
Segundo a equipe que coordena o processo, em breve novas definições irão ser anunciadas.
Municípios que irão compor a Diocese de Água Branca:
Agricolândia, Água Branca, Amarante, Angical, Aroazes, Barro Duro, Curralinhos, Elesbão Veloso, Francinópolis, Hugo Napoleão, Inhuma, Jardim do Mulato, Lagoa do Sítio, Lagoinha, Miguel Leão, Monsenhor Gil, Novo Oriente, Olho D’água, Palmeirais, Passagem Franca do Piauí, Prata do Piauí, Pimenteiras, Regeneração, Santa Cruz dos Milagres, Santo Antônio dos Milagres, São Félix, São Gonçalo, São Miguel da Baixa Grande, São Pedro e Valença.
Mín. 21° Máx. 34°