O adolescente Jorge Gabriel Lima de Carvalho, de 14 anos, foi resgatado com vida na tarde desta sexta-feira (27), após quase 24 horas desaparecido. Ele havia sido sequestrado na noite da quinta-feira (26), no município de Monsenhor Gil, a 60 km de Teresina. O jovem foi encontrado em um cativeiro em área de mata entre os municípios de Nazária e Demerval Lobão, na Grande Teresina.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), cinco pessoas foram presas — dois homens e três mulheres — suspeitas de participação direta no crime. Outras duas pessoas seguem foragidas, incluindo o suposto mentor do sequestro, Ítalo da Silva Araújo, que segundo a polícia, era vizinho da vítima.
Quem é o mentor do crime?
O secretário de Segurança, Chico Lucas, afirmou que Ítalo da Silva é considerado o “intelectual da quadrilha” e já tem extensa ficha criminal. Ele é condenado por homicídio, já rompeu tornozeleira eletrônica e é investigado por aplicar golpes de extorsão em comerciantes, se passando por integrante de facção criminosa.
Segundo o delegado Anchieta Nery, diretor de Inteligência da SSP-PI, Ítalo já foi alvo de uma operação do DRACO (Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas) e vinha sendo monitorado por envolvimento com crimes de extorsão e roubo qualificado. Ele teria escalado suas ações criminosas até chegar ao sequestro do adolescente, com o objetivo de exigir R$ 250 mil de resgate do pai de Jorge Gabriel, um empresário local.
O sequestro
Jorge Gabriel foi sequestrado quando voltava de bicicleta de um treino esportivo. Testemunhas relataram que uma motocicleta e um carro preto seguiam o adolescente e um grupo de colegas. Após se separarem, Jorge foi abordado pelos criminosos.
Durante o resgate, crianças que seriam filhas de um dos suspeitos também foram encontradas no cativeiro, onde o adolescente estava mantido.
O delegado Charles Pessoa, coordenador do DRACO, destacou a coragem e o comportamento de Jorge Gabriel durante o cativeiro:
“É uma criança extremamente sábia. Ela manteve a calma, sabia que iria voltar para os braços da família. Tivemos, sem dúvida, um grande protetor espiritual ao lado dele.”
O secretário Chico Lucas afirmou que a prioridade das forças de segurança foi sempre preservar a vida do adolescente:
“Nossa maior preocupação era trazê-lo com vida. Foi um momento de muita emoção para o pai, e um alívio para toda a equipe que trabalhou incansavelmente desde a noite anterior.”
Prisões e investigações
Entre os presos, está Maria Amanda Ferreira da Silva, companheira de Ítalo da Silva, também com histórico de envolvimento em crimes como roubo qualificado e extorsão. A Polícia Civil continua com as investigações para localizar os foragidos e esclarecer todos os detalhes da organização criminosa.
As autoridades afirmam que o caso é tratado com máxima prioridade, dado o risco à vida da vítima e o envolvimento de criminosos com passagens anteriores por crimes graves. O resgate bem-sucedido do adolescente foi considerado uma grande vitória das forças de segurança do Piauí.
Mín. 18° Máx. 36°