O juiz Georges Cobiniano Sousa de Melo, da Vara Núcleo de Plantão de Parnaíba, concedeu neste sábado (28) liberdade provisória ao ex-vereador de Madeiro, Antônio Hilário Meireles de Sousa, preso na sexta-feira (27) por porte ilegal de arma de fogo. A decisão foi tomada durante audiência de custódia.
O magistrado impôs medidas cautelares, como a obrigatoriedade de manter o endereço atualizado e comparecer bimestralmente ao juízo para informar e justificar suas atividades.
A prisão
Antônio Hilário foi abordado por uma equipe da Polícia Militar do Piauí durante patrulhamento de rotina no centro do município. Ele estava conduzindo um veículo modelo SW4, quando foi parado por volta das 10h. Durante a revista, os policiais encontraram uma pistola Taurus TS9, 17 munições e R$ 40 mil em dinheiro no interior do carro.
No momento da abordagem, o ex-parlamentar afirmou ser CAC (Caçador, Atirador e Colecionador), apresentando o Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF). No entanto, não portava a guia de tráfego exigida por lei, nem documentos que comprovassem a origem lícita do montante em espécie encontrado no veículo.
Diante das irregularidades, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Esperantina, onde teve o auto de prisão em flagrante lavrado.
As investigações continuam para esclarecer a origem do dinheiro e se houve violação das normas previstas para CACs.
Mín. 18° Máx. 36°