Foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (03), no Centro de Convenções de Teresina, a edição 2025 do NEON – Nordeste On, o maior evento de inovação, tecnologia e empreendedorismo do Nordeste. O encontro reúne grandes nomes do ecossistema nacional e internacional de startups, empresas, governo e sociedade civil em dois dias de programação intensa e gratuita.
A terceira edição do NEON, que acontece nos dias 03 e 04 de julho, movimenta todo o setor de tecnologia e inovação do Nordeste brasileiro com rodadas de negócios, mentorias, exposição de startups, Arena Web Summit e Arena Educação Empreendedora. Realizado pelo Sebrae, Sebrae Startups, Startup NE e Governo do Piauí, o evento superou a expectativa de público, reunindo mais de 22 mil pessoas em um ambiente que promove e impulsiona o empreendedorismo digital.
A cerimônia de abertura contou com a presença do governador Rafael Fonteles, do presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, além de autoridades, empreendedores e lideranças do setor. O NEON promete consolidar o Piauí como referência em inovação no cenário brasileiro.
O evento conta com a participação de mais de 200 startups, que apresentam soluções inovadoras nas áreas de sustentabilidade, agronegócio, saúde, educação, finanças, varejo e muito mais. A programação inclui palestras, mentorias, experiências imersivas, shows culturais e painéis com representantes de empresas como Google, Meta, Canva, RD Station, iFood e TikTok.
Estado mobilizado para o NEON
Diversos órgãos do governo do Estado marcam presença no evento em diversas frentes. Um dos destaques é a participação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que atua diretamente no fortalecimento do ecossistema de inovação.
“A Uespi contribui com esse ecossistema. A partir do momento em que nós assumimos um compromisso de incentivar a academia, de incentivar projetos de inovação, de empreendedorismo, nós vamos alimentar o ecossistema. Esse é o principal papel da universidade. O Piauí hoje está no centro da inovação da tecnologia”, destacou o reitor da Uespi, Evandro Alberto.
Além disso, o Hub Investe Piauí recebeu visita técnica de participantes do NEON, que puderam conhecer as estratégias e ações do governo do Estado voltadas ao fomento do empreendedorismo, apoio a startups e transformação digital em diferentes setores.
Outro ponto de destaque foi a visita técnica à sede da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), onde foram apresentadas as plataformas digitais desenvolvidas pelo governo estadual, como Gov.pi Cidadão, Gov.pi Empresas e o App Piauí Primeira Infância.
Já a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, por meio do Instituto de Cidadania Digital, realiza durante o evento a emissão gratuita da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), promovendo o acesso à documentação com agilidade e inovação.
Oportunidades globais e inclusão
Um dos grandes destaques desta edição é a Arena Global, que sedia a seletiva para o Web Summit Lisboa, uma das maiores conferências de tecnologia do mundo. Startups da região terão a oportunidade de se conectar com o mercado internacional, abrindo portas para aceleração e crescimento global.
Com foco na acessibilidade e sustentabilidade, o NEON 2025 foi planejado para garantir inclusão: o espaço do evento oferece tradução em libras, estrutura acessível para pessoas com deficiência, áreas de descanso e ações de redução de impacto ambiental.
Inovação como motor de desenvolvimento
Durante seu discurso de abertura, o governador Rafael Fonteles destacou o papel do NEON como motor da nova economia digital no estado:
“O NEON não é apenas um evento, é uma plataforma para transformar o Piauí. Aqui mostramos que temos talento, criatividade e potencial para competir com qualquer região do país”, afirmou.
A programação do NEON segue até esta sexta-feira (04), com atividades gratuitas mediante inscrição no site oficial. Com centenas de palestrantes, investidores e empreendedores presentes, o evento reforça o protagonismo do Piauí como um dos principais polos de inovação do Brasil.
Mín. 18° Máx. 36°