O jornalista e apresentador Erlan Bastos morreu na manhã deste sábado (17), aos 32 anos, no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina. A informação foi confirmada por familiares e amigos próximos. Ele estava internado desde o último domingo (11) e, de acordo com boletim médico divulgado pela família, a causa da morte foi tuberculose peritoneal, uma forma rara e extrapulmonar da doença.
A tuberculose peritoneal provoca uma inflamação crônica no peritônio, membrana que reveste a cavidade abdominal, e costuma apresentar diagnóstico difícil. Erlan havia sido internado com inchaço no abdômen e vinha recebendo tratamento médico intensivo nos últimos dias.
Em dezembro de 2025, o jornalista já havia enfrentado um grave problema de saúde ao passar mal ao vivo durante a apresentação do programa “Bora Amapá”, exibido pela TV Band no estado do Amapá. Na ocasião, ele sentiu fortes dores no peito e na região abdominal, além de fraqueza intensa e episódios de suor frio, sendo levado às pressas ao Hospital de Emergência de Macapá. Desde então, seu estado de saúde inspirava cuidados.
Natural de Manaus (AM), Erlan Martins dos Santos nasceu em 5 de junho de 1993 e iniciou a carreira jornalística em 2015. Ao longo da trajetória, construiu uma carreira de destaque no jornalismo de entretenimento, com atuação marcante no Nordeste, especialmente no Piauí, onde se consolidou como um dos comunicadores mais influentes do estado. Ele teve passagens por importantes emissoras de televisão, incluindo o Grupo Meio Norte de Comunicação, além de atuar como colunista e produtor de conteúdo digital.
Fundador de um portal voltado à divulgação de notícias de celebridades e bastidores, Erlan também utilizava as redes sociais para comentar temas de entretenimento, política, cultura e cotidiano. Em relatos públicos, falou abertamente sobre sua trajetória de superação, incluindo períodos difíceis em que chegou a morar na rua, em São Paulo.
Pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido no estado, Erlan Bastos recebeu o título de cidadão honorário do Piauí, concedido pela Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Em 2024, foi candidato a vereador de Teresina, obtendo 707 votos.
A morte precoce do jornalista causou grande comoção entre colegas de profissão, amigos e seguidores, que usaram as redes sociais para prestar homenagens e lamentar a perda. Erlan deixa a mãe, irmãos e o marido. Até o momento, a família não divulgou informações sobre o horário e o local do velório e do sepultamento.
Em nota, o Grupo Meio Norte de Comunicação lamentou o falecimento do profissional.
“Com pesar, o Grupo Meio Norte de Comunicação lamenta o falecimento do jornalista e apresentador Erlan Bastos, profissional que marcou sua trajetória pelo talento, dedicação e compromisso com a informação. Neste momento de dor, nos solidarizamos com familiares e amigos, desejando força e conforto para enfrentar essa perda irreparável”, diz o comunicado.