SLIDE 1 728x90 - AGOSTO 2019
Expedição

Expedição Sertão Colonial acontece neste final de semana, com visitas a Amarante, Oeiras e Campinas do PI

Expedição concretiza o Parque Floresta Fóssil como referência simbólica de Teresina

18/01/2019 01h31Atualizado há 7 meses
Por: Redação
Amarante (Imagem: Divulgação)
Amarante (Imagem: Divulgação)

A Expedição Sertão Colonial, que acontece nesta sexta-feira (18) e sábado (19), traz a imponência paleontológica de Teresina como peça-chave para o simbolismo da cidade. O Parque Floresta Fóssil, exuberância natural que permanece em pé após 289 milhões de anos, é uma causa urgente que ganha visibilidade a partir da expedição, sendo o ponto de partida para o comboio de veículos que partem para Oeiras.

Mais de 70 pessoas estão confirmadas para a viagem, que parte da capital às 8h da manhã, no Centro Educacional Ambiental, ao lado do Parque Floresta Fóssil, em direção a Amarante e, depois, a cidade de Oeiras. A ideia é vivenciar uma imersão histórica pelo patrimônio arquitetônico, cultural e histórico do Piauí.

Além da parte paleontológica, a expedição busca chamar atenção para a proteção do Patrimônio material e imaterial de Amarante e Oeiras, a instalação efetiva do comitê de bacia do Parnaíba, a revitalização da Bacia do Rio Parnaíba, restauração do edifício onde funcionou a Fábrica de lacticínios dos Campos, com o memorial do Empreendedor, a restauração e abertura do Museu Odilon Nunes, incentivo à cultura da região, formar um grupo de pensadores e agentes para a proteção e incentivo do patrimônio material e imaterial. Além de uma maior intercessão das instituições públicas e sociais, com os desafios locais, além de valorizar a produção made in Piauí.

O evento é uma iniciativa da Rede Pense Piauí, com apoio e coordenação científica do Núcleo de Pesquisa da Justiça e do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (Ufpi).

Segundo o Coordenador Geral do Núcleo de Pesquisa da Justiça da UFPI, Samuel Pontes do Nascimento, que é professor da UFPI e doutor em direito econômico, este evento tem uma importância muito grande para a universidade. “Reúne a força de diversas instituições e permite o desenvolvimento de pesquisas sobre as instituições com o registro do patrimônio histórico e artístico do nosso estado, desde o período Colonial do Brasil”, explica.

O resgate das instituições também é um dos pilares da expedição. “A Universidade Federal do Piauí está organizado um evento de extensão universitária, a jornada histórica pelo Sertão Colonial do Piauí, através da iniciativa da sociedade piauiense”, acrescenta Samuel Pontes do Nascimento.

Confira a programação Expedição Sertão Colonial:

18 de Janeiro

8:00h - Concentração no CEA, com uma breve apresentação sobre o projeto do Parque Floresta Fóssil e outras ações, a cargo de Rubens Luna.

9:00h - Partida para Amarante

12h - Almoço em um parque de Amarante

14h - Palestra do IPHAN sobre Patrimônio Arquitetônico de Amarante no Eco Parque 

15h - Visita à Amarante (visita ao Casarão Odilon Nunes, a Escadaria para a foto oficial da Expedição Sertão Colonial, com breve apresentação do Comitê da Bacia do Rio Parnaíba) 

16:30h - Partida para Oeiras

18h - Reconhecimento e visita a prédios de Oeiras (Sobrado Major Selemérico e Museu de Arte Sacra)

19h - Abertura Geléia Total

20:30 - Palestra sob o título “Interpretação do Patrimônio Cultural”, proferida pelo Professor Stefano Ferreira, no Cine Teatro Oeiras.

22h - Jantar

19 de Janeiro

8h - Partida para Campinas do Piauí

9h - Santo Inácio do Piauí (visita ao Banheiro dos Padres Jesuítas)

10h - Visita a Fábrica de Laticínios, Campinas do Piauí. 

12h - Almoço (Leitura e subscrição da Carta de Campinas do Piauí)

14h - Retorno à Teresina.

Com informações do MN

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Teresina - PI
Atualizado às 14h58
35°
Poucas nuvens Máxima: 37° - Mínima: 21°
36°

Sensação

6 km/h

Vento

35%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
SLIDE 1 300x250
Municípios
Anúncio
Últimas notícias
POSIÇÃO 3 300 250
Mais lidas
Anúncio
Anúncio