Quarta, 08 de Julho de 2020
86 9.9458-5206
Política Teresina

Firmino Filho apresenta 7 critérios para reabertura gradual do comércio

Quando forem cumpridos os sete itens, será aplicada a reabertura gradual, por fases e, neste ponto, as empresas serão classificadas por faixas: verde, amarela e vermelha.

29/05/2020 16h07 Atualizada há 1 mês
Por: Redação
Firmino Filho (Imagem: Divulgação)
Firmino Filho (Imagem: Divulgação)

Por meio de uma videoconferência nesta sexta-feira (29), o prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), falou sobre critérios para a reabertura gradual das atividades comerciais na Capital, suspensas por conta do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Ele adiantou que pretende realizar uma consulta pública para ouvir a sociedade sobre a reativação da economia.

A retomada deve obedecer a sete critérios orientados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) acerca do nível de contaminação por Covid-19. Quando forem cumpridos os sete itens será aplicada a reabertura gradual, por fases e, neste ponto, as empresas serão classificadas por faixas: verde, amarela e vermelha.

As empresas que se enquadram na faixa verde serão as primeiras a abrir. São as que possuem baixo risco de infecção e alto potencial econômico. Em seguida, vem as empresas da faixa amarela, aquelas com baixo risco de contaminação e baixa capacidade econômica. Por fim, as empresas da faixa vermelha, classificadas com alto risco de contaminação e baixo potencial econômico.

“Elas [fases] se baseiam na relevância das empresas dentro das atividades econômicas em dois itens. O primeiro que geram muito emprego e o segundo pelo grau de risco de contaminação no ambiente. Os critérios serão não só internos, mas também de circulação na cidade. A construção civil, por exemplo, dispersa as pessoas ao longo da cidade, enquanto o comércio no centro aglomera, tudo isso será levado em conta”, detalhou ele.

Os 7 critérios

1- Medir e monitorar a taxa de reprodução da covid-19. Um dos mecanismos são as pesquisas de investigação sorológica realizadas em Teresina. Quando a taxa de reprodução for menor que 1, a disseminação da doença estará desaparecendo

2 – Diminuição do número de internações. Só podem ser reabertas as atividades com segurança quando existir uma tendência na quantidade de internações

3 – Diminuição do número de óbitos

4 – Disponibilidade de 30% de leitos de observação e 30% de capacidade de leitos de enfermaria

5 – Disponibilidade de 30% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva)

6 – Aumento na quantidade de testagens

7 – Rastreamento das pessoas contaminadas

“Vamos almoçar e jantar esses indicadores, para estarmos seguros para retornar. Até agora, Teresina está ok somente no item de capacidade de leitos de observação e enfermaria, precisamos dos outros seis itens”, disse Firmino.

Firmino Filho adiantou que cada fase pode durar 14 dias, dependendo da diminuição ou aumento da curva de contaminação. “Se houver retrocesso no número de casos, passa para a fase seguinte. Mas se houve um problema, aparecimento de novo surto, podemos retroceder”, disse o prefeito ressaltando a importância do isolamento social ainda nesse momento.

Com informações do GP1

Direto de Teresina
Sobre Direto de Teresina
Notícias de Teresina Piauí.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias