Por conta da Pandemia, na educação, Estados e Municípios suspenderam aulas presenciais, assim como aconteceu em vários outros setores como forma de prevenir e combater o novo Coronavírus. Estima-se que 534.736 alunos desde as creches até o ensino médio e a educação de jovens e adultos, estão sendo afetados em meio a esse cenário.
Segundo levantamento do TCE/PI (Tribunal de Contas do Estado do Piauí), através da DFESP1 (Divisão de Fiscalização da Educação), em 224 redes municipais de educação, foi constatado que nos meses de março e abril 3.318 sedes de ensino da educação básica foram fechados por conta da atual Pandemia.
De todos os municípios piauienses, Eliseu Martins foi o único que não publicou normativo em Diário Oficial. Os demais que publicaram normativo, 76,23% anteciparam as férias e suspenderam as aulas, 15,15% apenas suspenderam as aulas e 8,52% anteciparam as férias. Cerca de 30,49% das cidades do Piauí regulamentam distribuição e oferta da merenda escolar.
O fator mais relevante é a porcentagem baixa de cidades que regulamentaram aulas remotas através da internet. Apenas 7,1% delas, ou seja, apenas 16 municípios do total de 224 cidades piauienses.
Angical está entre uma dessas cidades, e com isso, mostra que continua seguindo na ação recomendada com relação à continuidade das atividades pedagógicas da rede de ensino pública municipal do Piauí.
Isso contribui para diminuir o máximo possível, os prejuízos causados pela interrupção das aulas presenciais, proporcionando aprendizado e oportunidade de conclusão do ano letivo.
É importante salientar que as informações são baseadas nos Diários Oficiais e que é importante buscar entender como cada rede funciona.
Os demais municípios do Piauí disponibilizam aulas remotas durante a Pandemia: Avelino Lopes, Belém do Piauí, Beneditinos, Cabeceiras do Piauí, Cocal de Telha, Colônia do Piauí, Corrente, Elesbão Veloso, Francinópolis, Guadalupe, Itainópolis, Jaicós, Jurema, Parnaguá e Teresina.
Educação de destaque
A educação de Angical vem se destacando a nível estadual. No último mês de março recebeu o Selo da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Piauí (Undime-PI) de Alfabetização. A entrega foi realizada no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, em Teresina. Na ocasião, apenas 59 municípios piauienses foram avaliados com melhor desempenho na Avaliação.
Ou ponto de destaque aconteceu no final do ano passado, quando obteve 4.7 ficando com a 19ª colocação no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) no Piauí.
Mín. 22° Máx. 34°