O município de Angical do Piauí, desde o início da pandemia, vem tomando medidas e desenvolvendo ações de prevenção e combate à covid-19, visto que se encontra em local de difícil controle, com peculiaridades, por ser cortado pela BR-343, uma com maior fluxo de automóveis do estado.
O município foi o primeiro da região do Médio Parnaíba a instalar barreiras sanitárias como medida preventiva, e a realizar, a partir delas, a desinfecção de veículos nas entradas da cidade. Vale destacar que todas as ações são aplicadas tanto na zona urbana como na zona rural, pois segundo a gestão municipal, não se pode deixar nenhuma localidade de fora desse trabalho.
Ainda diante das ações implementadas, uma de bastante relevância, foi a implementação de pias em locais públicos da cidade e/ou com maior circulação de pessoas. Assim, a população pode se higienizar de forma fácil, segura e gratuita.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, essa iniciativa diminui consideravelmente as chances de contágio da doença, tendo em vista que uma das principais recomendações de prevenção pela OMS – Organização Mundial da Saúde, é a boa e constante higienização das mãos.
Outros trabalhos preventivos, como campanhas de orientação e conscientização coletiva e individual, incluem-se nos esforços da gestão municipal como forma de enfrentamento do novo coronavírus. Essas atitudes se dão em locais do município onde há maior concentração de pessoas, como em casas lotéricas, onde equipes da secretaria municipal de saúde, junto à outros profissionais conscientizam as pessoas que enfrentam a fila a manter a distância mínima; ao uso de máscara de proteção e à importância da higienização das mãos. Foram instaladas também, tendas para maior comodidade dos moradores que acessam o serviço.
Em casos de pacientes suspeitos ou confirmados recebem todo auxílio necessário pela equipe de saúde, em parceria com a Secretaria de Educação e Assistência Social.
Também é feito a busca ativa de pessoas vindas de outros municípios, com monitoramento e acompanhamento.
Além disso, diversas ruas onde há maior movimentação popular são desinfectadas como forma de evitar a propagação do vírus.
A prefeitura não pensou somente nas ações diretas no combate do novo coronavírus. A pandemia trouxe dificuldades para muitas famílias que não podem trabalhar no momento. Pensando nisso, o município já distribuiu mais de 1.500 cestas básicas entre as famílias que apresentam maior vulnerabilidade social no município.
Os impactos na educação também não foram esquecidos. Angical do Piauí é destaque, ainda, como a única cidade da região do Médio Parnaíba que trabalha com aulas remotas, reconhecida pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE, e com isso visa diminuir os impactos negativos da pandemia sobre o ano letivo na educação básica. Foi distribuído kit de material escolar para todos os alunos da rede municipal de ensino.
A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação, disponibilizou a todos os professores, coordenadores e diretores da rede de ensino, bem como aos diretores e coordenadores da rede estadual e privada do município, um curso para monitoria pedagógica e tecnológica, preparando a todos para desenvolver cada vez melhor, os trabalhos referentes as aulas remotas, onde 85 profissionais estão participando.
É dessa forma que a cidade está enfrentando com êxito e controlando os efeitos da atual pandemia e que atinge não só o Estado do Piauí mas o Brasil e o mundo inteiro.
O Município possui, atualmente, apenas 10 casos confirmados e 2 casos suspeitos de Covid-19, e vem apresentando uma incidência relativamente baixa.
Mín. 22° Máx. 34°