Sexta, 10 de Julho de 2020
86 9.9458-5206
Política & Economia Decreto

Justiça autoriza funcionamento de supermercados e da Ceasa em Teresina neste sábado (27)

O prefeito Firmino Filho (PSDB-PI) assinou um decreto que suspendia a abertura destes estabelecimentos neste sábado (27) e domingo (28).

27/06/2020 08h35 Atualizada há 2 semanas
Por: Redação
Supermercado de Teresina lotado após decreto que impede abertura no fim de semana — Foto: Anielle Teixeira/TV Clube
Supermercado de Teresina lotado após decreto que impede abertura no fim de semana — Foto: Anielle Teixeira/TV Clube

A justiça suspendeu os efeitos do decreto da Prefeitura de Teresina que impede a abertura de supermercados e da Ceasa na capital e autorizou o funcionamento destes estabelecimentos neste sábado (27). A prefeitura informou que irá recorrer à decisão.

A decisão foi divulgada após redes de supermercados entrarem na justiça por meio de um mandado de segurança coletivo.

Conforme a decisão judicial, os municípios devem estar em harmonia com a legislação federal e estadual, que de acordo com o decreto do Governo do Piauí, suspende o funcionamento de supermercados apenas no domingo (28).

“Entender o contrário, ao menos por ora, enquanto ainda está vigente o decreto estadual, significaria submeter a população piauiense a conviver com diversas disciplinas normativas (uma para cada município) sobre tema de relevante interesse público e que repercute na saúde de todos os habitantes do Estado de Piauí”, argumentou o juiz.

Além disso, o magistrado ressalta que supermercados e a Ceasa compõem os serviços essenciais, “ficando as impetrantes obrigadas a cumprir as medidas de precauções necessárias visando garantir a saúde e a incolumidade dos consumidores e dos trabalhadores”.

Com informações do G1

Direto de Teresina
Sobre Direto de Teresina
Notícias de Teresina Piauí.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias