Lançado em agosto de 2017, o Pacto Nacional pelo Enfrentamento á Violência contra as Mulheres têm por finalidade estabelecer assistência e garantia de direito ás mulheres em situação de violência. Pensando nisso a Prefeitura Municipal, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Agricolândia com o apoio da Coordenadoria Estadual de Políticas e Governo do Estado, realizou na manhã desta Terça-Feira (21/11), na localidade Tamboril zona Rural de Agricolândia, uma manhã de Ação Social.
A ação social contou com uma palestra da gerente de promoção dos direitos da mulher Adriana Ribeiro, entre outras atividades tivemos atendimentos odontológicos com a Dr. Estefani e Dr. Daiane, verificação de pressão arterial e teste de glicemia com as equipes de saúde do município. Atividades sobre Autonomia Econômica da mulher, apresentações culturais entrega de panfletos e dinâmicas realizada pela equipe do CRAS, enfatizando o tema “Juntas, vamos Enfrentar todas as formas de Violência”
As Unidades Móveis fazem parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento á Violência contra as Mulheres e constituem uma das ações do Programa “Mulher, Viver sem Violência”,
Esses Ônibus são facilmente identificados, pois todos têm a cor lilás, e em cada uma dessas unidades está instalada uma estruturada completa para atendimento ás mulheres em situação de violência, com assistência e orientação jurídica, social e psicológica. O que pode incluir serviços públicos de segurança, justiça, saúde, assistência social, acolhimento, abrigamento e acompanhamento, em todas as comunidades.
Já andamos quase na metade dos municípios do Piauí, levando essas informações e tirando duvidas das mulheres (em especial, as mulheres negras, rurais e indígenas). Diz Adriana Ribeiro gerente de promoção dos direitos da mulher.
Neste evento tivemos a Coordenadoria de Estado de Política para Mulheres do Piaui. Adriana Ribeiro gerente de promoção dos direitos da mulher, Ana Cleide Nascimento coordenadora da casa abrigo “Mulher Lucia”, Judite Sá Assistente Administrava, vereador Waldir Pereira, dona Fransquinha presidente do Sindicato de Agricolândia e Assistente Social do Município Kátia,
Mín. 22° Máx. 34°