O jornalista Arimateia Azevedo sofreu um acidente vascular cerebral na tarde de sexta-feira (20). Segundo a família, o jornalista foi internado em um hospital particular em Teresina e seu quadro de saúde é delicado, mas ele está consciente.
Ele sofreu um AVC isquêmico: quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais. Essa obstrução pode acontecer devido a um trombo (trombose) ou a um êmbolo (embolia).
Arimateia estava em casa quando sofreu o AVC. Ele foi levado às pressas para a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Renascença, onde foi estabilizado. Em seguida, foi transferido para o hospital, onde foi internado na Unidade de Terapia Intensiva. Ainda não há previsão de alta.
"Ele está consciente, falando normal, sente dormência no corpo. O quadro é delicado e requer monitoramento; a primeira semana é um período crítico. Antes de ontem, de madrugada, ele teve uma forte dor de cabeça e a pressão estava 22 por 11. Ontem à tarde teve outra, mas leve", informou a esposa do jornalista.
Em 2022, Arimateia foi preso em cumprimento a uma condenação por extorsão. Em outubro do mesmo ano, a prisão dele foi convertida em prisão domiciliar. A decisão, do ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal, considerou a situação de saúde do jornalista, diabético e cardiopata. Desde então, ele cumpria a pena em casa.
*Com informações do G1/PI
Mín. 21° Máx. 41°