Marco na saúde do interior do Piauí, o Novo Hospital Regional de Picos realizou, nesta sexta-feira (4), sua primeira cirurgia. O centro cirúrgico foi entregue na última quarta-feira pelo governador Rafael Fonteles, junto com o secretário de Saúde, Antonio Luiz, além de toda a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi).
A primeira cirurgia feita foi uma colecistectomia, procedimento indicado para a retirada de pedras na vesícula. A paciente, de 54 anos, residente em Fronteiras, passa bem. O cirurgião Mário Herman foi o responsável pelo procedimento.
"Entregamos o centro cirúrgico há dois dias e hoje realizamos a primeira cirurgia, marcando uma nova era na saúde de Picos e região", disse o secretário de Saúde, Antonio Luiz.
Na última quarta, a unidade de saúde também ganhou mais 30 leitos de enfermaria e uma sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA). Na semana passada, os primeiros dez leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) iniciaram atendimento aos usuários.
"Demos mais um importante passo na descentralização da saúde com o início das cirurgias no novo hospital. Serão mais de 40 cidades atendidas por este novo e estruturado equipamento de saúde, que é o novo hospital de Picos", afirmou Dirceu Campêlo, superintendente de média e alta complexidade da Sesapi.
O Novo Hospital Regional de Picos é a maior obra de saúde pública da história da cidade. O funcionamento completo do hospital vai acontecer até o fim do ano. São três pavimentos com 206 leitos de internação, sendo 60 leitos no térreo e 73 em cada um dos dois andares superiores, além de 20 leitos de UTI adulta, totalizando 226 leitos. O hospital também oferecerá serviços de hemodinâmica, ambientes de apoio técnico, radiologia com ressonância magnética e tomografia, e ainda contará com um auditório para 135 lugares.
A obra, que totalizou um investimento de R$ 54.872.421,62, foi realizada pela Sesapi. “Estamos avançando cada vez mais na descentralização dos serviços de saúde, entregando novos hospitais, além de outros que estão sendo reformados, ampliados e modernizados, o que vai melhorar o acesso dos piauienses e agilizar os atendimentos”, disse o superintendente de gestão da Sesapi, Jonatas Melo.
Mín. 21° Máx. 38°