Na manhã de terça-feira, 18 de março de 2025, a Diocese de Picos promoveu uma coletiva de imprensa no Centro Pastoral Diocesano, localizado na Rua Padre Madeira, 380, no centro de Picos. O evento, transmitido ao vivo pela Rádio Educativa de Picos Cultura FM, reuniu comunicadores da cidade com o objetivo de compartilhar detalhes sobre o Encontro Diocesano Pacto Educativo Global, que ocorrerá no dia 27 de março, no Centro de Treinamento Diocesano de Picos (CTD).
A coletiva contou com a presença do Bispo Diocesano, Dom Plínio José Luz da Silva, do Padre Carlos Danilo, coordenador da Comissão para o Jubileu de 50 anos da Diocese, e da Irmã Regiane Maria do Nascimento, da Congregação das Filhas do Coração Imaculado de Maria. O encontro serviu para explicar os objetivos do Pacto Educativo Global, uma iniciativa do Papa Francisco, lançada em 2019, que busca unir prefeitos, secretários da educação e outras autoridades para promover uma educação mais solidária e acessível para crianças e adolescentes, preparando-os para os desafios sociais e ambientais.
O evento no dia 27 de março reunirá lideranças educacionais, como diretores de escolas e universidades, além de prefeitos e secretários de educação dos 42 municípios que compõem a Diocese de Picos. O objetivo é discutir maneiras de fortalecer a educação na região e integrar a proposta do Pacto Educativo Global, que se baseia em sete princípios fundamentais: colocar a pessoa no centro do processo educativo, ouvir as gerações mais novas, promover a mulher, responsabilizar a família, abrir-se à acolhida, renovar a economia e a política e cuidar da casa comum.
Durante a coletiva, Dom Plínio enfatizou a importância de abordar o Pacto Educativo Global como parte das celebrações do Jubileu de Ouro da Diocese. “Este evento faz parte do Jubileu de 50 anos da Diocese, e queremos, com ele, despertar nos 42 municípios uma reflexão sobre o papel de cada cidadão no Pacto Educativo”, afirmou o Bispo Diocesano.
Padre Carlos Danilo, por sua vez, ressaltou o significado do nome “Pacto” dado à iniciativa. “O Papa chama de Pacto justamente para convidar as autoridades e as pessoas do mundo inteiro a se comprometerem com a educação. Todos somos responsáveis pela educação. Para ter uma educação integral, o Papa convida a todos a abraçarem este Pacto”, destacou.
A Irmã Regiane, por sua vez, falou sobre a preocupação da igreja com o bem-estar integral da pessoa humana. “Nossa igreja se preocupa com o todo, com a pessoa humana, desde a dimensão espiritual até a social. E isso é ação, isso é pacto. O Pacto Educativo Global, através da Diocese de Picos, chega aos municípios para criar um alinhamento que cuida cada vez mais das pessoas, olhando para o futuro, para o hoje e para o presente”, afirmou.?
Mín. 21° Máx. 34°