Aconteceu no dia 8 de dezembro de 2024, no imponente Castelo Família Giuliano, em Boa Viagem, Recife (PE), a cerimônia do Prêmio Destaque Nordeste, uma iniciativa que celebra, exalta e valoriza a força cultural, social e intelectual da região nordestina, elevando-a ao merecido patamar de reconhecimento nacional e internacional.
Idealizado pelo escritor pernambucano Patrick Barbosa e pela escritora portuguesa e colorimetrista internacional Helena Almeida, o prêmio conta com respaldo oficial da Assembleia Legislativa de Pernambuco, sendo reconhecido pela Lei nº 17.959/22.
A solenidade reuniu personalidades de destaque em segmentos como educação, literatura, comunicação, música, artes plásticas, decoração, gastronomia e produção cultural. Além disso, profissionais de relevância nas áreas jurídica, médica, empresarial, política e religiosa, assim como autoridades dos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo da região, foram contemplados com a honraria.

Entre os momentos marcantes da noite, a escritora e poetisa Hosana Arlinda emocionou o público ao declamar sua poesia “Existência e Resistência”, um potente tributo à força e à coragem do povo nordestino.
“Já estive em vários lugares, mas declamar em um castelo foi a primeira vez, emocionante e marcante para mim. É sempre bom poder estar com pessoas queridas e amigos, melhor ainda receber esse prêmio tão importante que é o Destaque Nordeste, principalmente neste Estado que tanto amo, e levar a minha história e a minha poesia através da revista para o mundo”, declarou Hosana.
Esta é a segunda vez que a poetisa recebe o Prêmio Destaque Nordeste — a primeira ocorreu em 2019, na cidade de Gravatá (PE). Hosana Arlinda, conhecida como a “Poetisa Flor do Semiárido”, nasceu em Jaicós (PI), em 14 de outubro de 1982. Formada em História e pós-graduada em História e Sociologia pela URCA, acumula uma trajetória consolidada de 22 anos de carreira, iniciada aos 12 anos de idade.

Autora de nove livros publicados e participante de mais de 30 antologias em diversos estados do Brasil, Hosana é também compositora do Hino dos 300 anos da Padroeira de Jaicós, Nossa Senhora das Mercês, lançado em 2023.
Entre as inúmeras honrarias e títulos recebidos ao longo da carreira, destacam-se:
• Prêmio Arte em Movimento, do Estado de São Paulo (2019);
• Troféu Destaque Nordeste (2019);
• Prêmio Internacional Iberoamericano a la Trayectoria - El Nevado Solidario de Oro (2020);
• Melhor Poetisa do Ano na cidade de Jaicós (2021 e 2023);
• Finalista do Prêmio Carolina Maria de Jesus, promovido pelo Ministério da Cultura, com o livro “Flor do Semiárido”.
Hosana Arlinda também ocupa a cadeira 229 na ACILBRAS (Academia de Ciências, Artes e Letras do Brasil) e atua como superintendente da instituição no Piauí.
A premiação reforça não apenas a importância da trajetória de Hosana Arlinda, mas também o objetivo maior do Prêmio Destaque Nordeste: valorizar as vozes, talentos e identidades da região, projetando suas expressões culturais para além das fronteiras nacionais.
