Como parte dos preparativos para a Picos Pro Race, que inicia nesta sexta-feira, a organização do evento promoveu um curso de primeiros socorros voltado exclusivamente para os voluntários que atuarão como staffs durante a prova. O treinamento, ministrado nesta quarta-feira pelo Corpo de Bombeiros, contou com a participação das pessoas que desempenharão funções essenciais de apoio ao longo do percurso da competição.
O curso abordou técnicas básicas de primeiros socorros, com foco em situações comuns em esportes de aventura, como quedas, fraturas, escoriações, e manobas de CRP (Ressuscitação Cardiopulmonar). Os participantes também receberam orientações sobre imobilizações e como acionar os serviços de emergência, sinalizar áreas de risco e oferecer suporte inicial até a chegada do resgate médico.
Daniel Freitas, organizador da Picos Pro Race, destacou que o treinamento da equipe já faz parte do processo de organização do evento. “Buscamos os profissionais capacitados para preparar as nossas equipes para os primeiros atendimentos, em casos de necessidade, até a chegada das equipes. É uma preocupação que temos em oferecer toda a segurança e cuidado com os nossos atletas”, destacou ele, lembrando que em edições anteriores, as equipes também passaram pelo treinamento.
O curso foi ofertado em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, que disponibilizou as equipes do Corpo de Bombeiros para o treinamento. “A Picos Pro Race é uma das maiores provas de ciclismo do Norte e Nordeste e, assim como fizemos em outros eventos, estaremos presente com o nosso aparato de segurança pública. O Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estarão presentes, garantindo a estrutura para um evento com toda a segurança para o público presente”, garantiu o secretário Chico Lucas.
O Soldado Santana, do Corpo de Bombeiros, destacou que, durante o curso, foram apresentados procedimentos básicos de primeiros socorros. “São procedimentos fundamentais para os primeiros atendimentos que podem vir a acontecer na competição. É um cuidado importante da organização para o desenvolvimento da competição em segurança”, disse.
A Cabo Nayara, do 4º BGM de Picos, salientou que a iniciativa reforça o compromisso da organização com a segurança dos atletas e a responsabilidade de oferecer uma estrutura preparada para lidar com imprevistos. Ainda segundo ela, aprender como agir corretamente em uma situação de emergência faz toda a diferença e segurança, tanto aos atletas quanto às equipes. “É importante para que eles se sintam seguros para prestar esses atendimentos, em caso de eventualidades, até a chegada do resgate”, finalizou.
A Picos Pro Race inicia nesta sexta-feira e segue até domingo, com arena de prova no estacionamento do Piauí Shopping. Durante dois dias, os atletas irão se desafiar nas trilhas do sertão piauiense, passando pelos municípios de Picos, Santana do Piauí, Dom Expedito Lopes e São José do Piauí. Os percursos variam de 20km até cerca de 100 quilômetros. A Picos Pro Race tem o patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual do Turismo.
Mín. 18° Máx. 36°