DROGARIA ALTO - SÃO PEDRO DO PIAUÍ
CANAL 121 - TOPO
GR GÁS E ÁGUA - SÃO GONÇALO DO PIAUÍ - GASPAR
BANNER DA INTERNET - SÃO GONÇALO 2
TJR - AUTO PEÇAS - TERESINA PIAUÍ
TERIM - TOPO
RC MOTOS - BARRO DURO - REGIS
CALÇADEIRA PÉ QUENTE
DROGARIA ALTO - SÃO PEDRO DO PIAUÍ
FUNERÁRIA NOVA VIDA - TOPO
MANOS GRÁFICA - TOPO
Vacina

Saúde de Picos comunica como será realizada a vacina contra a gripe

A campanha de vacinação foi antecipada devido a pandemia do Coronavírus

23/03/2020 12h09Atualizado há 2 semanas
Por: Jucelma Sales
Fonte: Portalr1.net
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Campanha Nacional de vacina contra a gripe, inicia nesta segunda-feira (23). Segundo o Ministério da Saúde essa primeira etapa será para os idosos acima de 60 anos e os profissionais da área da Saúde.

A campanha de vacinação foi antecipada devido a pandemia do Coronavírus, no entanto a vacina não combate o vírus da covid-19, mas evita o congestionamento nas unidades de saúde.

Segundo a supervisora de imunização da secretaria Municipal de Saúde de Picos,  Mariana Fontes,  o ministério da saúde resolveu antecipar a campanha da gripe devido o momento que o país se encontra que é no combate ao coronavírus.

“Apesar dessa vacina não proteger contra esse Novo Coronavírus nós temos o objetivo de reduzir o impacto nos serviços de saúde, inclusive a primeira fase já estaremos vacinando os idosos que é o principal grupo de risco para o coronavírus e o principal grupo que sofre internações causado pelo vírus da influenza , então uma vez que a gente vai imunizar esse grupo de risco, nós vamos está reduzindo as complicações e, as internações.  Sabemos também que os sintomas do vírus da influenza e do coronavírus são bem parecidos”, frisou Mariana Fontes.

O público alvo dessa campanha são:  idosos a partir de 60 anos; os profissionais de saúde ; professores ; funcionários de força de segurança e salvamento ; doentes crônicos ; crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade ;  gravidas , mães que tiveram bebês até 45 dias após o parto . Esse ano foi acrescentado um novo grupo que é a população que tem entre 55 e 59 anos de idade,  além de população indigna, pessoas com deficiências,  pessoas que são privadas de liberdade , os jovens que estão sobre medidas sócio educativas e os profissionais que trabalham no sistema penitenciário do Brasil .

Mariana Fontes,  diz que  o objetivo da campanha é reduzir as complicações,  as internações e mortalidade causada pelo vírus da influenza. ” Esses grupos de risco o Ministério da saúde determina eles, porque são aquelas pessoas  que são mais vulneráveis a terem maiores complicações devido a uma gripe como por exemplo Pneumonia que é uma complicação bem comum causada pelo vírus da influenza”, informou Mariana Fontes.

Processo de como vai funcionar a vacinação em Picos 

A vacinação contra a influenza será exclusivamente através de agendamento em cada bairro.  Esse agendamento será realizado atrás dos Agentes Comunitário de Saúde que vão passar nas casas de sua áreas comunicando os dias e horários que cada idoso irá comparecer a unidade de saúde, em  que está cadastrado para está recebendo  a vacina.

” A vacinação ocorrer dessa forma justamente para evitar aglomerações nos postos de saúde e a exposição desses idosos que são da área de risco tanto para a influenza como para o coronavírus”, comunicou a supervisora de imunização, Mariana Fontes.

No decorrer dessa Pandemia as vacinas de rotina estão suspensa no município  pelo prazo de 15 dias para evitar aglomerações e um grande fluxo de pessoas  nos postos de saúde .

“Essa primeira fase da vacina é  exclusiva para idosos  e profissionais da saúde, pessoas que possuem outras comodidades não iram receber a vacina da influenza nesta fase”, disse Mariana Fontes.

No Pronto Atendimento Infantil Municipal Frei Damião (PAIM) serão recebidas apenas 20 pessoas a cada hora. No  próprio PAIM será feita uma demarcação no chão em que cada pessoas deverá ficar em cima da demarcação para evitar o contato próximo e aglomerações . As pessoas deveram respeitar o espaço do outro.  Lembrando que  se todas a marcações estiverem ocupadas a pessoa deverá voltar em outro momento pois ela não será atendida naquele momento.

Salas de Vacinação do Município de Picos 

São 15 salas de vacinação fixa  que são : Passagem das Pedras, Boa Vista,  Canto da Várzea, Belo Norte,  Morada do Sol, Cecilia Nery, Belinha Nunes, Aerolândia, Ipueiras, Lagoa Comprida,  Junco, Parque de exposição,  Pronto Atendimento Infantil Municipal Frei Damião (PAIM), Antenor Neiva, Pantanal e Pedrinhas.