Segunda, 28 de Setembro de 2020
86 9.9458-5206
Cidades Picos

Empresários estabelecem diálogo com a Câmara de Picos em busca de soluções diante da pandemia

A categoria solicita a tomada de medidas que visem a manutenção do emprego e da renda em Picos.

22/05/2020 10h37 Atualizada há 4 meses
Por: Jucelma Sales Fonte: Ascom
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Associação Comercial e Industrial da Microrregião de Picos (ACINPI), em nome das demais entidades empresariais da cidade, enviou a Câmara de Vereadores um ofício, onde cobrou a tomada de medidas legislativas que visem a manutenção do emprego e da renda na cidade, durante e pós-pandemia.

Preocupados com o avanço dos casos no município a categoria continua buscando soluções, que diminuam o impacto econômico e social, uma vez que as atividades comerciais em Picos, geram emprego e renda a milhares de famílias.

O documento, que foi endereçado ao presidente da casa, vereador Hugo Victor Saunders Martins, foi protocolado e entregue no dia 14 de maio, e apresentou propostas como a isenção de 50% da alíquota dos Tributos Municipais (IPTU, ISS e ITBI).

Isenção de 50% da COSIP, da tarifa de lixo e de esgoto sanitário das pessoas tisicas e jurídicas, enquanto vigorarem os decretos que suspendem as atividades comerciais; Assim como a suspensão do pagamento das taxas de alvará de funcionamento e das de emissão de certidões negativas, mantendo, em todos os casos, sua validade enquanto vigorarem os decretos de suspensão das atividades empresariais.

A categoria solicitou ainda a antecipação de todos os feriados municipais de 2020, para o período de suspensão das atividades empresariais, permitindo-se, assim, o funcionamento do comércio no pós-pandemia nos dias que eram respectivos.

Após receber o documento, o vereador Hugo Victor enviou ofício a ACINPI e explicou que as propostas que competem ações tributárias só podem ser instituídas, suprimidas ou alternadas por iniciativa do prefeito, em respeito à Lei Orgânica Municipal.

No ofício, o presidente da Câmara de Vereadores se comprometeu a enviar proposições no sentido ao gabinete do prefeito, Walmir Lima, para que ele tome a decisão que julgue pertinente.

“Considerando que os feriado municipais, em sua grande maioria, são feriados religiosos, entraremos em contato com as Instituições Religiosas para evoluir as discussões e posteriormente apresentar um plano”, ressaltou o vereador em um trecho do documento.

Hugo Victor colocou o poder legislativo picoense, à disposição, para discussão e facilitação na tramitação de projetos de lei e resoluções, que venham contribuir com o combate e proliferação do coronavírus, bem como, instrumentos que proporcionem a reabertura do comércio e a retomada do crescimento econômico, em consonância com as autorizações das autoridades sanitárias.

Novas medidas
Após estabelecer diálogo com a Câmara Municipal, e saber que as medidas cobradas não competem ao poder legislativo, a ACINPI irá enviar nesta sexta-feira,22, um novo ofício à Prefeitura de Picos para que possa buscar soluções em prol da economia e das atividades comerciais da cidade.

A Associação espera o apoio dos vereadores em busca de soluções para enfrentar esse período difícil.

Picos - PI

Picos - Piauí

Sobre o município
Jucelma Sales
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias