Quarta, 08 de Julho de 2020
86 9.9458-5206
Cidades Covid-19

Morre de coronavírus ex -Ministro da Sagrada Eucaristia da paróquia do bairro Junco em Picos

Ele deu entrada no Hospital Regional no dia 19 de junho.

28/06/2020 12h54 Atualizada há 1 semana
Por: Jucelma Sales
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Na madrugada deste domingo (28) 0 ex-Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística da paróquia de São Francisco de Assis no bairro Junco em Picos-PI, Manoel Soares de Sousa de 88 anos, conhecido como seu Assunção, veio a óbito no Hospital Regional Justino Luz (HRJL) de Picos, por conta da Covid-19.

Ele deu entrada no Hospital Regional no dia 19 de junho com problemas de pneumonia e entupimento das carótidas. Depois fizeram um teste e detectaram covid-19.

Segundo informações repassada pela família da vítima ele passou  três dia em um hospital particular , voltou para casa e, depois foi para o Hospital Regional  Justino Luz de Picos.

Seu Assunção como era conhecido, sofreu uma parada cardíaca semana passada e, conseguiram retornar ele . Mas, hoje de madrugada sofreu uma segunda e não resistiu, devido está muito fraco , a pressão dele estava muito alterada.

Ele passou quase 10 dias de luta na UTI para tentar recuperar mais infelizmente devido a idade e as complicações , por ter problema de hipertensão não foi possível a recuperação dele.

A esposa dele também testou positivo para Covid-19. Ela passou uns dias internada e voltou para continuar a recuperação em casa.

A Paróquia São Francisco de Assis emitiu uma nota de solidariedade pelo falecimento do mesmo .

"Manifesta aos seus familiares e amigos, sentimentos de profunda solidariedade pelo óbito deste inestimável amigo e cristão convicto, hoje cidadão do infinito. Que São Pedro e São Paulo, colunas da Igreja de Cristo, ajudem este nosso irmão, que “combateu o bom combate, completou sua corrida e guardou a fé, a receber, nos céus, a Coroa da Justiça” (2Tm 4,7-8). Nossos sentimentos a todos os familiares e amigos da Paróquia São Francisco de Assis, Junco, Picos-PI, pelo óbito de Seu Assunção, e que, pela misericórdia de Deus, este nosso irmão, descanse em paz", disse a nota assinada pelo pe. Sebastião Santos.

História de vida

Manoel Soares de Souza é, natural do povoado Assunção, da cidade de Itapipoca no Ceará,  nascido no dia 14/12/1931, nesse ano de 2020 completaria 89 anos.

Chegou ao Piaui, junto com outros funcionários do DNER, no ano de 1957, onde se acamparam onde hoje é o CTD.

Depois, fundaram o prédio do DNER e eles se passaram a acampar na residência do DNER.

Trabalhava durante o dia e estudava a noite, indo do Junco para o Marcos Parente de bicicleta, onde fez o primário, o ginásio e o ensino médio .

Comprou a casa onde residia até agora desde o ano de 1962 , onde também residia vários outros cassacos (antigo nome dos funcionários) do DNER.

Ele veio do Ceará trabalhando como funcionário do antigo DNER, hoje DNIT. Trabalhou na abertura da BR 316, casou- se com a piauiense Vánilde Áurea de Carvalho Sousa com quem teve 6 filhos: Teresa Cristina de Carvalho Sousa Moura , Genésio de Carvalho Neto(in memoriam), Américo de Carvalho Sousa,  Isabel Cristina de Carvalho Sousa Rosado,  Américo Vespúcio de Carvalho Sousa, Gervásio de Carvalho Sousa.

Ele tinha o ensino médio e participou da 1ª turma da Universidade da 3* idade de Picos.  Dedicado a vida na igreja, ajudou fundar muitas comunidades cristãs. Foi catequista e ministro da sagrada eucaristia por muitos anos na igreja São Francisco de Assis no bairro Junco.  Exerceu também pelo DNER, a função de Fiscal rodoviário de transporte rodoviário.

Nas redes sociais alguns amigos da família e admiradores do seu trabalho deixaram mensagens de conforto. 

 

Ele1 - Criar site de notícias