Sábado, 31 de Outubro de 2020
86 9.9458-5206
Cidades Festejo

Fiéis celebram festa de São Francisco de Assis em Picos

Com o tema

05/10/2020 09h44 Atualizada há 4 semanas
Por: Jucelma Sales
Jucelma Sales
Jucelma Sales

Em razão a pandemia causada pelo novo coronavírus a festa de São Francisco de Assis neste domingo (04) no bairro Junco em Picos, aconteceu com a sua capacidade do público reduzida e, para atender o maior número de devotos de forma presencial a igreja disponibilizou de seis horários de missas.

Com o tema "Irmão Francisco intercedeis por nós no combate à pandemia da Civid-19", a paróquia do bairro Junco em Picos celebrou a 38ª festa de São Francisco de Assis.

O pároco da paroquia de São Francisco de Assis, padre Sebastião Santos ,faz uma avalição sobre a festa nesse período crítico que o mundo está vivendo por conta da Covid-19.

"Nós celebramos o dia 04 de outubro a memoria de São Francisco de Assis que é o padroeiro da paróquia de São Francisco de Assis aqui no bairro Junco, e coparceiro da diocese de Picos. A minha avaliação como pároco é positiva até mesmo porque nós conseguíamos realizar aquilo que havíamos planejado desde a escolha do tema "Irmão Francisco intercedeis por nós no combate à pandemia da Civid-19", e nos cuidados que tivemos em acolher os devotos de São Francisco de Assis que vieram participar conosco", ressaltou o padre Sebastião Santos. 

Para acolher melhor os devotos que vieram celebrar a festa do padroeiro, as equipes de organização tiveram toda a preocupação de manter a higienização da igreja e os cuidados com os fiéis. 

"Nós tivemos uma preocupação de fazer a desinfecção da igreja após a cada celebração , tivemos também a oportunidade de acolher os fiéis aferindo a temperatura, motivando a comunidade a utilizar a máscara e fazer antissepsia  das mãos. E o bom, de tudo isso é que a comunidade acolheu e experimentou esse momento vivendo na prática aquilo que havíamos idealizado", pontuou padre Sebastião Santos.

Padre Sebastião Santos aproveita o momento para agradecer a cada devoto (a) que derem o total apoio para que essa festa acontecesse. 

"Eu agradeço a todos os parceiros, os apoiadores que nesse tempo de pandemia tiveram que se reinventar conosco para oferecer oportunidade dos devotos participarem das celebrações sem aglomeração. Por isso, nós celebramos o dia de ontem seis missa com a presença dos fieis, mantendo o distanciamento social, e eu desejo a você,  que São Francisco de Assis possa de fato  abençoar com a fraterna paz e bem", agradeceu.

Para um dos organizadores do festejo de São Francisco de Assis, Marcos Mateus, esse momento foi crucial para demonstrar a fé.

"Esse é um momento que expressamos a nossa fé, a nossa devoção ao santo patriarca de Assis, que é São Francisco de Assis, nosso padroeiro. Há 38 anos nós celebramos São Francisco de Assis, nesta paróquia e o povo tem São Francisco como protetor , como defensor deste povo querido. Então,  é um momento de grande importância, porque as pessoas se reúnem, vem em caravana, vem pagar suas promessas , vem em busca de um conforto e encontra abrigo no colo de Francisco, que é este afago", frisou Marcos Mateus.

O bispo da diocese de Picos Dom Plínio José esteve todos os dias participando dessa festa.

"Estamos celebrando a vida, a eucaristia que é o sina de vida.  Vivendo esse tempo difícil da pandemia , esse momento vai revigorar esse ano na fé, para que as pessoas encontrem o sentido da vida. Também, a exemplo de São Francisco que acreditou na palavra de Deus deixando para trás tudo para abraçar a fraternidade e a pobreza, e nos também devemos abraçar ", ressaltou o bispo.

O festejo de São Francisco de Assis no bairro Junco em Picos aconteceu do dia 25 de setembro à 04 de outubro, sendo transmitido pela rádio cultura FM de Picos e através das redes sociais. 

Fotos

Picos - PI

Picos - Piauí

Sobre o município
Jucelma Sales
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias