Segunda, 01 de Março de 2021
86 9.9458-5206
Cidades Período chuvoso

Temporada de chuvas, começou o inverno?

O verão no hemisfério sul tem início no dia 21 dezembro e se estende até 20 de março.

18/02/2021 18h41 Atualizada há 1 semana
Por: Jucelma Sales
Foto: Reprodução da internet
Foto: Reprodução da internet

Quando se inicia a temporada de chuvas o sertanejo logo diz que começou o inverno, pois muitas pessoas relacionam as chuvas, o período de colheita com o inverno.

Porém, oficialmente segundo o calendário astronômico, esse período chuvoso no seminário nordestino consiste na estação do verão, que tem início mais precisamente no solstício de verão,  que é quando a energia solar incide de forma mais concentrada no hemisfério sul, onde está situado o território brasileiro.  O  verão no hemisfério sul tem início no dia 21 dezembro e se estende até 20 de março.

As chuvas do semiárido começam na estação do verão e se projetam para o outono a partir do dia 21 de março e seguem até 20 de junho, porém as chuvas do semiárido começam a cessar a partir do final de abril.

O Professor de Climatologia da UESPI, Werton Costa, esclarece que o inverno oficialmente começa no Brasil no dia 20 de junho e se projeta até 22 de setembro.

"Esse período é considerado um dos mais secos no estado do Piauí, inclusive é o período de abertura do chamado B-R-O-Bró, mas também é para o sertão o período das temperaturas mais baixas e quando os sistema de chuva se distanciam e o céu fica mais limpo, com pouca nebulosidade. Dessa forma, a energia solar que incide no solo retorna rapidamente para o espaço. Este período corresponde ao inverno astronômico, e no sul do Brasil  (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná)  as temperaturas baixam bastante, devido a baixa incidência solar que está emitindo mais luz no hemisfério Norte", pontuou Werton Costa.

Werton Costa, ressalta que a estação chuvosa é chamada de inverno porque durante o período há uma grande cobertura de nuvens que impedem a entrada do sol , além disso a quantidade de chuva acaba amenizando a sensação térmica fazendo com que as temperaturas sejam agradáveis após os temporais.

"Embora seja de suma importância esclarecer à sociedade a diferença entre o inverno astronômico ou inverno das estação, e o inverno do sertanejo (do agricultor), nós sabemos que na prática a expressão inverno se associando a chuvas, ao momento de fartura, de boas colheitas, de boas safras, essa é uma construção cultural que está firme no imaginário nordestino, sobre tudo o sertanejo. A  Ideia de inverno construída pelo sertanejo é baseada na sua experiência , na sua lida, nos seu saberes tradicionais, porém do ponto de vista científico, do ponto de vista didático no ensino é necessário saber diferenciar o inverno estação climática sazonal astronômica da do inverno construção cultural", destacou Werton Costa.

Picos - PI

Picos - Piauí

Sobre o município
Jucelma Sales
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias