Segunda, 01 de Março de 2021
86 9.9458-5206
Cidades Período chuvoso

Climatologista Werton Costa orienta sobre os cuidados no período chuvoso

Com relação as descargas elétricas, o professor ressalta as recomendações clássicas, mas necessárias.

23/02/2021 21h38 Atualizada há 5 dias
Por: Jucelma Sales
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Professor de Climatologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Werton Costa afirma que o Período chuvoso intensifica o risco de diversas naturezas.

Com relação as descargas elétricas, o professor ressalta as recomendações clássicas, mas necessárias. "Afinal, o Piauí é o segundo do Nordeste em incidência de raios. Com a intensificação do período chuvoso intensificam também as condições adversas ou de risco, como, possibilidade intensa, rachada de vento e principalmente descargas elétricas", frisou Werton Costa.

O Professor de Climatologia da UESPI, Werton Costa, diz que em relação as descargas elétricas, pincipalmente as descargas de nuvens de solo que são as mais comuns no Estado no Piauí devem-se ter uma certa cautela e seguir recomendações clássicas que são determinadas pela Defesas Civis e Corpo de Bombeiros.

"Por exemplo, no momento de formação de um temporal é desaconselhável estar em áreas livres ou descampadas, terrenos abertos, parques, praças, campo de futebol, praia e clubes. E se você está buscando abrigo jamais debaixo de uma árvore, porque as descargas elétrica, nuvens de solo geralmente buscam o ponto mais alto da superfície que pode ser uma árvore  ou uma pessoas. E um detalhe importante, ao estar no interior de sua residência não se posicionar enfrente a janelas ou sobre varandas e jamais manusear qualquer equipamento eletrônico conectado a rede elétrica. Esses cuidados são essências para manter a integridade física e a integridade do seu patrimônio", concluiu Werton Costa.

Picos - PI

Picos - Piauí

Sobre o município
Jucelma Sales
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias