Na noite do último dia 20 de março aconteceu no Teatro 4 de setembro em Teresina, capital do Piauí, a palestra Recriando Realidades, que reuniu palestrantes com histórias inspiradoras de superação.
Tendo em comum uma trajetória marcada por desafios, os palestrantes Alcione Maria, Marcos Luhan, Elaine Peres, Jaqueline Bezerra e Gyselle Soares, respectivamente, educadora e co-autora do livro Bonjour, educador e palestrante, especialista em network, empreendedora do ramo de biocosméticos e atriz internacional, relataram como transformaram os momentos difíceis em combustível para impulsionarem seus projetos e alcançarem sucesso em sua área de atuação profissional e social.
Gyselle relembrou sua infância simples e ao mesmo tempo sonhadora no nordeste.
A atriz revelou que desde criança seu sonho era ser artista e ajudar a sua mãe, que tinha uma realidade difícil. "Aos catorze anos consegui meu primeiro trabalho em um loja de Teresina, que era servindo café. Fui muito humilhada naquele lugar por outra funcionária. Ela me chamava de burra e dizia que meu café era horroroso", declarou a piauiense.
Anos mais tarde, mesmo contra a vontade da família, com a ajuda de um amigo, Soares conseguiu adquirir as passagens para viver um novo desafio: morar e trabalhar na Europa.
Ainda com seu objetivo de se tornar artista, Gyselle trabalhou durante três anos como arrumadeira e, em seguida, como garçonete. Era ali, naquele bar em Genebra, que seu sonho começaria a se realizar.
"Um dia eu estava servindo café, e uma olheira me viu e me convidou para fazer um teste como modelo, pois, segundo ela, minha beleza era exótica. Eu topei, e em algum tempo me tornei muito famosa na França." revelou.
A atriz, que aprendeu falar francês sozinha e ouvindo rádio, revela que começou ganhar dinheiro, mas não se sentia feliz por estar longe da sua família, ao lado de quem faria sentido ter realizado seu sonho, motivo que a levou a se inscrever no reality show Big Brother Brasil, do qual foi vice-campeã em 2008, perdendo o primeiro lugar por apenas 0,15% dos votos para o seu amigo Rafinha.
Gyselle tinha o sonho de permanecer no Brasil e ser reconhecida como artista, como estava sendo na França, no entanto, não foi o que aconteceu.
"Eu sofri xenofobia, e não existiu nenhum esforço para me dar opornidades de mostrar que eu era capaz. Eles [produtores] diziam que eu era muito bonita, mas meu sotaque era muito forte. Resolvi voltar para a França, onde fiquei ainda mais famosa." Confessa a artista.
Ao retornar à França, Gyselle fez vários trabalhos como atriz em filmes e séries, além de participar de vários programas de televisão e chegar a um dos maiores festivais de cinema do mundo, Festival de Cannes.
Atualmente, Gyselle vive novamente no Brasil, onde participou recentemente da primeira edição do reality show A Grande Conquista, do qual também foi finalista.
"Não quero mais sair do Brasil, amo meu país e meu lugar é aqui! Agora vou lutar para viver aqui o que já vivi lá fora, ser reconhecida aqui como sou na França, pois só tem sentido estando perto dos meus." confessa.
A eterna cajuína contou que há pouco tempo visitou a loja onde servia café em Teresina e desejou ver a colega que tanto a humilhou para mostrar a ela onde chegou.
"Olha eu aqui! E ela, que me chamava de burra e desprezava meu café, está onde?" Disparou em tom de brincadeira. Após a palestra Gyselle autografou livros e tirou fotos com vários fãs e admiradores.
Mín. 21° Máx. 34°